ABERTA SELEÇÃO PARA PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL

O Ministério da Educação (MEC) promoverá, neste dia 8 de outubro, um encontro nacional de mobilização de estudantes e redes de ensino em preparação para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O projeto visa promover o protagonismo juvenil ao oferecer um espaço para alunos do ensino médio debaterem temas como educação, trabalho, direitos humanos e integração regional. O evento também lançará o edital que abre o processo seletivo para participação no PJM.
O encontro vai acontecer na sede do MEC, em Brasília (DF), das 9h às 12h. Além de secretários da Pasta, estarão presentes representantes da Comissão Nacional de Políticas Educacionais para a Juventude do MEC; do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed); da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); e da Frente Parlamentar da Juventude (FPJovem).
O edital vai selecionar 81 jovens brasileiros, três por unidade da Federação, para representarem seus estados e o país. Os selecionados participarão de etapa nacional preparatória e, depois, do encontro internacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), em agosto de 2025. Na ocasião, terão a oportunidade de colaborar para a elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul. Nessa edição, o tema do PJM será “Integração regional e as mudanças climáticas”.
A seleção é aberta a estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio regular de escolas públicas estaduais e municipais. Os alunos devem ter: boa presença e rendimento escolar, com no mínimo 75% de frequência e aprovação em todas as disciplinas no primeiro semestre de 2024; capacidade de convivência com pessoas de diferentes culturas; assim como disponibilidade e autorização dos pais para participar de viagens nacionais e internacionais supervisionadas.
Serão reservadas 50% das vagas nas fases de seleção a estudantes negros, indígenas, quilombolas e com deficiência. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas serão destinadas à ampla concorrência.
As inscrições para essa edição do programa serão realizadas entre 8 de outubro e 7 de novembro, por meio de formulário oficial a ser disponibilizado na página do Parlamento Juvenil do Mercosul. Para participar, o estudante deverá apresentar um projeto de autoria própria (com a orientação de um professor) focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar, além de um termo de ciência e autorização dos pais.
Os critérios de avaliação dos projetos incluem: originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. A avaliação será promovida por comissões julgadoras de cada unidade da Federação, que selecionarão os seis melhores projetos por estado, totalizando 162 projetos em todo o país. Os projetos selecionados nessa primeira fase passarão por votação popular eletrônica, entre 19 e 21 de fevereiro de 2025, que selecionará os 81 finalistas para a etapa nacional. Os candidatos poderão realizar campanhas eleitorais em suas escolas e redes sociais.
Os estudantes eleitos participarão de um curso de formação em Brasília, em julho de 2025, onde serão capacitados para atuar como parlamentares juvenis. Ao final do curso, serão definidos um titular e dois suplentes por estado, para representar o Brasil na etapa internacional do PJM, em Foz do Iguaçu.
O curso prevê o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, construção de argumentação e cidadania responsável — competências alinhadas também à matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), criada em 2010 com o objetivo de oferecer um espaço para o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países da região. Isso proporciona aos jovens estudantes de nível médio de escolas públicas dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo.
O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.


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