MULHERES SÃO MAIORIA NA GESTÃO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS O papel dos diretores nas escolas públicas brasileiras é multifacetado. Envolve as gestões financeira e pedagógica dessas instituições, como também o contato com as famílias e autoridades locais de ensino. As funções dos diretores variam em cada estado e município. Um levantamento do Instituto Unibanco, com dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do Censo Escolar, traçou o perfil dessas lideranças no Brasil. A maioria desses gestores tem mais de 50 anos. Nesta faixa etária, é também onde a proporção de mulheres é mais alta. 97,5% dos diretores no Brasil possuem ensino superior completo. O número é maior que 95% em todas as regiões do Brasil. Cursos relacionados à educação e pedagogia são as formações mais comuns. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece em seu artigo 14 que as comunidades e profissionais da educação devem ser ouvidos na gestão escolar. O mesmo artigo estabelece como competência dos estados e municípios definir as regras para a escolha de diretores nas escolas. No Brasil, as comunidades participam diretamente da escolha de 55,7% dos diretores. O levantamento também analisou dados sobre carga horária, experiência de docência e pós-graduação dos diretores. Uma parte da pesquisa trouxe números sobre os desafios encontrados pelos diretores nas escolas. O relatório completo está disponível para consulta no site do Instituto Unibanco. De acordo com o último Censo Escolar realizado pelo Ministério da Educação, em 2023, 2,4 milhões de docentes atuaram na educação básica. Do total, 79,5% (1,9 milhão) eram mulheres. Além disso, o censo registrou mais de 144 mil profissionais em cargos de direção, sendo 81,6% (cerca de 117 mil) diretoras. Fonte: portal de notícias Jornal Nexo (https://www.nexojornal.com.br/grafico/2024/11/07/brasil-escola-colegio-direcao-perfil-diretores)
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