Aguarde...
  ENEM
Questão No  1 

As fontes de energia renováveis mostram sua força diante de um quadro de escassez do petróleo, um dos principais recursos energéticos da sociedade moderna.

"Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras."

(Adaptado do Portal do Biodiesel - www.biodiesel.gov.br)

Sobre as vantagens que o biodiesel apresenta para o Brasil, é correto afirmar:


 

Permite a economia de divisas com a importação de petróleo, mas não reduz a poluição ambiental.

 

Possibilita pleitear financiamentos internacionais, no mercado de créditos de carbono, sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Protocolo de Kyoto.

 

Incentiva a criação de novas alternativas de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas.

 

Aumenta a participação de fontes não renováveis em nossa matriz energética, somando-se principalmente ao álcool.

 

Diminui a dependência de energia elétrica pelas comunidades mais pobres e isoladas da região Amazônica.


Questão No  2 

Observe o gráfico e assinale a alternativa que apresenta uma causa para o fenômeno retratado:


  O aumento das calotas polares.
  A maior emissão de poluentes nos rios.
  Aumento da temperatura global.
  O aumento do consumo de combustíveis fósseis.
  As alterações climáticas nos ambientes urbanos.

Questão No  3 

http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2006/08/hungariangrandprix_start_2006.jpg

A gasolina é um dos combustíveis mais utilizados no mundo. Os carros da Fórmula 1 a usam e, quando são abastecidos, a unidade utilizada é o quilograma. É sabido que, como todos os líquidos, a gasolina tem um determinado coeficiente de dilatação (só para se ter uma idéia, o coeficiente de dilatação da gasolina é cerca de 7 vezes maior que o coeficiente de dilatação da água, em temperatura ambiente).

Quando a gasolina é queimada, o que importa, em termos térmicos, é a massa queimada e não o volume. Isto é, quanto maior a massa, maior o rendimento térmico obtido.

Imagine agora a seguinte situação: um carro da Honda é abastecido com 50 L de gasolina mantida a 38oC, enquanto um carro da Ferrari é abastecido com 50 L de gasolina mantida a 15oC.

Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta:


 

Ambos os carros percorrerão a mesma distância, pois nos tanques dos dois há a mesma quantidade em massa de gasolina.

 

O carro da Ferrari levará vantagem, pois, nos 50 L de gasolina a 15o C, há maior massa do que nos 50 L de gasolina a 38o C.

 

O carro da Honda levará vantagem, pois, nos 50 L de gasolina a 38o C, há maior massa do que nos 50 L de gasolina a 15o C.

 

Não importa a temperatura, pois sendo a densidade da gasolina um número constante, a massa presente em 50 L é sempre a mesma.

 

Se as temperaturas utilizadas fossem as mesmas, ainda assim o carro da Honda levaria uma grande vantagem sobre o carro da Ferrari, em termos de consumo de combustível.


Questão No  4 

http://www.energyfromthorium.com/postimages/smokestacks.jpg

http://depts.washington.edu/czone/images/trees_mem_planes.jpg


Observe o esquema abaixo:


Como é sabido por todos, o grande vilão do aquecimento global é o gás carbônico (CO2) emitido, principalmente pela queima de combustíveis fósseis (entre eles os subprodutos do petróleo) e, também, pelas queimadas intensas de florestas. As conseqüências desse aquecimento poderão trazer malefícios incalculáveis para o clima do nosso planeta. Já está em curso, por exemplo, o derretimento anormal de grandes geleiras dos pólos terrestres.

Sobre o assunto descrito, considere as afirmativas abaixo que contêm possíveis providências para amenizar o problema do aquecimento global:


I - Utilizar de maneira mais efetiva a energia solar como fonte de energia.
II - Diminuir a utilização de combustíveis fósseis.
III - Utilizar combustíveis menos poluentes, como o etanol e o biodiesel.
IV - Aumentar o plantio de árvores em todo o planeta.

Usando apenas os dados do esquema descrito acima, podemos indicar como melhores opções para minimizar o aquecimento global os itens:


  II e IV;
  I e III;
  I e IV;
  III e IV
  I, II, III e IV.

Questão No  5 

http://www.catholic.net/RCC/Image_Bank/Basilica.gif

Em uma pesquisa encomendada, 86% dos entrevistados são católicos e 70% dos católicos entrevistados concordavam com o uso de métodos anticoncepcionais, no planejamento familiar.

A probabilidade de pegarmos um entrevistado que seja católico e não concorde com o uso de métodos anticoncepcionais no planejamento familiar é:


  14%
  24%
  25,8%
  30%
  32,8%

Questão No  6 
Acompanhe a tabela abaixo:

Os dados acima nos permitem constatar que:


 

o crescimento da população de escravos em São Paulo se deve à expansão da plantation cafeeira no Oeste paulista no final do século XIX

 

as alforrias espontâneas eram comuns na segunda metade do século XIX, exceção feita para Minas Gerais, província ainda envolvida com a atividade mineradora;

 

apesar do número reduzido de escravos no Amazonas, percentualmente este índice compreendia grande parte da população, empregada, especialmente, na extração do látex;

 

a extinção do tráfico negreiro intercontinental, em 1850, não provocou abalos na produção nordestina, o que é comprovado pelo elevado número de cativos naquela região;

 

em 1872, o número de escravos nas províncias nordestinas era menor do que nas do sudeste, o que demonstra a força do tráfico interprovincial para esta última região.


Questão No  7 
TEXTO I

Imigrantes




TEXTO II

Cena do filme Vidas secas dirigido por Nelson Pereira dos Santos

http://www.fipresci.org/world_cinema/south/images/ brazil_vidas_secas_2.jpg




TEXTO III

Viagens na minha terra


Às vezes, passo horas inteiras
Olhos fitos nestas braseiras,
Sonhando o tempo que lá vai;
E jornadeio em fantasia
Essas jornadas que eu fazia
Ao velho Douro, mais meu Pai.
(...)
Moinhos ao vento! Eiras! Solares!
Antepassados! Rios! Luares!
Tudo isso eu guardo, aqui ficou:
Ó paisagem etérea e doce,
Depois o Ventre que me trouxe,
A ti devo eu tudo que sou!
Só (1892)

(In: Nobre, Antônio. Poesia)


Os textos I, II e III abordam a temática viagem. Sobre essa, observamos que:


 

nos textos I, II e III, ela denota localização espacial;

 

nos textos I e II, ela denota localização temporal e, no texto III, espacial;

 

nos textos I, II e III, ela denota localização temporal;

 

nos textos I e II, ela denota localização espacial e, no III, temporal;

 

nos textos I e III, ela denota localização temporal e, no II, espacial.


Questão No  8 

Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro. Foi criado em 25 de setembro de 1996 (Decreto Nº 15142) com o objetivo de emitir BOLETINS DE ALERTA à população (via estações de rádio e TV) sempre que houver previsão de chuvas intensas que possam gerar inundações de vias públicas e/ou acidentes geotécnicos em encostas (deslizamentos).

(fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro)

Assinale a alternativa que melhor retrata a realidade da urbanização da Cidade do Rio de Janeiro, tomando como perspectiva os riscos ambientais à que a população está sujeita:


 

A ocupação humana desordenada das encostas induz alterações no regime hidrológico, principalmente os processos de interceptação e de infiltração das águas da chuva e escoamento superficial.

 

A topografia peculiar da cidade do Rio de Janeiro permite um rápido escoamento das águas das chuvas, minimizando os efeitos da ocupação desordenada das áreas de planícies.

 

A canalização e retilinização de rios e a impermeabilização do solo são as soluções adequadas para o problema das cheias nas áreas de baixadas.

 

É no inverno, estação com os maiores índices pluviométricos anuais, que ocorre a maior quantidade de Boletins de Alerta à população, que deve manter-se em locais seguros até o fim das chuvas.

 

Os maiores transtornos causados pelas chuvas no município do Rio de Janeiro são percebidos principalmente na zona sul da cidade, pois nestes bairros se encontram as piores condições de captação de águas pluviais.


Questão No  9 

http://www.kdheks.gov/safekids/images/kidsHome.jpg

Admita que cada filho de certo casal tenha igual probabilidade de ser menino ou menina. Sabe-se que este casal tem quatro filhos e que não são todos do mesmo sexo.

A probabilidade que os filhos deste casal sejam dois meninos e duas meninas é de cerca de:


  33%
  43%
  50%
  67%
  88%

Questão No  10 

http://www.dominiopublico.gov.br/download/imagem/pc000945.jpg

Em um texto de divulgação do livro "Um brasileiro na China", de Gilberto Sconfield Jr., publicação da Ediouro e de "O Globo - Livros", lê-se:

"O livro causa a seguinte impressão: um país que era lá do outro lado do mundo, agora é ali do outro lado do mundo."

Sobre a expressividade da mensagem, formulam-se os comentários a seguir:

I - Com o emprego antitético dos advérbios "lá" e "ali", confere-se ao segundo idéia de maior proximidade com a China, obtida a partir dos conhecimentos propiciados pela leitura do livro.
II - A oposição entre as formas verbais "era" e "é" contribui para a idéia, que a mensagem pretende passar, de que, depois da leitura do livro, alteram-se as concepções que o leitor possuía sobre a China.
III - O segundo emprego da expressão "do outro lado do mundo" acaba adquirindo um sentido diferente daquele inicial, tendo em vista a presença dos advérbios "agora" e "já" e a mudança do tempo verbal.

Com relação a tais comentários:


  os três são corretos;
  nenhum deles é correto;
  apenas o terceiro é incorreto;
  são corretos o segundo e o terceiro;
  são corretos o primeiro e o terceiro.

Questão No  11 

http://images.waymag.com/travel/iguacu/devils-throat-iguacu.jpg

Reúso é o processo de utilização da água por mais de uma vez, tratada ou não, para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não. A água de reúso tratada é produzida dentro das Estações de Tratamento de Esgoto e pode ser utilizada para inúmeros fins, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, em diversos processos industriais, em prefeituras e entidades que usam a água para lavagem de ruas e pátios, no setor hoteleiro, irrigação/rega de áreas verdes, desobstrução de rede de esgotos e águas pluviais e lavagem de veículos.

A grande vantagem da utilização da água de reúso é a de preservar água potável exclusivamente para atendimento de necessidades que exigem a sua potabilidade, como para o abastecimento humano.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:


 

a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre;

 

apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos;

 

a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações;

 

a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no nosso planeta;

 

o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no planeta.


Questão No  12 

Foto de Genevieve Naylor, 1941.

O fotojornalismo desde muito tempo tem servido como importante instrumento à imprensa no Brasil e no Mundo. Vários são os exemplos em que a foto exposta em algum veículo de informação evidencia a realidade, muito mais que o próprio texto da matéria.

A análise do texto acima, que faz menção ao Getúlio Vargas, é interessante por expor uma ironia histórica fundamental.

A ironia aparece em função de a foto mostrar:


 

um restaurante vazio, embora Vargas fosse um presidente muito popular;

 

Uma lanchonete "Café e Leiteria" com a foto de Vargas, tendo sido ele um dos principais responsáveis pelo fim da política do "café-com-leite";

 

o nome da lanchonete "Confiança", algo que políticos como Getúlio Vargas não conseguiam conquistar da população;

 

a foto do presidente Vargas estando abaixo do nome do restaurante, o que era impensável na Era Vargas, plenamente autoritária;

 

uma foto de Getúlio Vargas, mesmo tendo o DIP proibido a veiculação de fotos do Presidente em restaurantes, lanchonetes e similares.


Questão No  13 

http://www.maenatureza.org.br/projetoeducando/folders/ poster17_setor_agua/index.htm

Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente num aumento considerável das necessidades diárias d'água. O simples ato de um banho pode demandar um volume de 40 a 200 litros d'água.

A utilização dos recursos hídricos, geralmente são divididos em três setores:


1- Industrial;
2- Agrícola;
3- Doméstico.

A água, embora componente fundamental para a manutenção da vida, pode se comportar como agente poluidor, comprometendo gravemente a qualidade de vida em determinado hábitat. Neste caso, a poluição é do tipo:


  maré vermelha;
  eutrofização;
  poluição térmica;
  magnificação trófica;
  poluição atmosférica.

Questão No  14 

O melhor espelho são os outros

"A gente se enxerga tantas vezes por dia que não repara nas ruguinhas que surgem e nos fios de cabelo branco recém-nascidos. Tudo que vemos demais se torna quase invisível."

(Martha Medeiros - Revista O Globo - 20 de maio de 2007)



No texto acima, o fragmento que apresenta marca de coloquialismo é:

  "O melhor espelho são os outros".
  "Tudo o que vemos demais se torna..."
  "A gente se enxerga tantas vezes..."
  "... que não repara nas ruguinhas..."
  "... e nos fios de cabelo branco recém-nascidos."

Questão No  15 

http://www.cs.indiana.edu/midwic/lightning.png

Um grupo de alunos, ao observar uma tempestade, imaginou qual seria o valor, em reais, da energia elétrica contida nos raios.

Para a definição desse valor, foram considerados os seguintes dados:

- potencial elétrico médio do relâmpago = 2,5 × 107 V;
- intensidade da corrente elétrica estabelecida = 2,0 × 105 A;
- custo de 1 kWh = R$ 0,38.

Admitindo que o relâmpago tem duração de um milésimo de segundo, o valor aproximado em reais, calculado pelo grupo para a energia nele contida, equivale a:


  280
  420
  530
  810
  960

Questão No  16 

"O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas."

(Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo)


"Os princípios cubistas aparecem na poesia. A linguagem é desmontada em busca da simplicidade e do que é essencial para a expressão. O resultado são palavras soltas, escritas na vertical, sem a continuidade tradicional."

(Em http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao)

Originário das artes plásticas, o Cubismo teve também suas manifestações no plano literário. A alternativa que coloca lado a lado exemplos das duas linguagens é:


 

"Saltos records
Cavalos da Penha
Correm jóqueis em Higienópolis
Os magnatas
As meninas
E a orquestra toca chá
Na sala cocktails"

("Hípica", Oswald de Andrade)

 

"E a gente viajando na pátria sente saudades da pátria.
Aquela casa de nove andares comerciais
É muito interessante.
A casa colonial da fazenda também era...
No elevador penso na roça,
Na roça penso no elevador"

("Alguma Poesia", Carlos Drummond de Andrade)

 

"Conheci a Beleza que não morre
E fiquei triste. Como quem da serra
Mais alta que haja, olhando aos pés a terra
E o mar, vê tudo, a maior nau ou torre"

("Tormento do Ideal", Antero de Quental)

 

"Agora só espero a despalavra: a palavra nascida
Para o canto ? desde os pássaros
A palavra sem pronúncia, ágrafa
Quero o som que ainda não deu liga."

( "Retrato do artista quando coisa", Manoel de Barros)

 

"Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha
Tinhas a alma de sonhos povoada
E a alma de sonhos povoada eu tinha..."

("Nel mezzo Del Camin", Olavo Bilac)


Questão No  17 

http://www.virtuefoundation.org/cms/upload/bilder/ Events/2004/globalization.jpg

Discute-se hoje o enfraquecimento da "Nação", ameaçada tanto pelos processos de globalização como pela emergência de movimentos de afirmação de novas identidades (os imigrantes e as minorias étnicas, sexuais, religiosas e profissionais).
Sobre a história do nacionalismo no século XX, dois eventos da história recente que documentam processos de integração regional de cunho internacional, podem ser encontrados nas afirmativas abaixo. Assinale a única opção que contém uma afirmativa correta:


 

A afirmação da União Européia e as negociações para a formação da ALCA - Área de Livre Comércio das Américas.

 

O retorno dos regimes fascistas na Itália e na Alemanha devido à crise econômica e a fragilidade da democracia em conseqüência dos resultados da globalização.

 

O fortalecimento político do Conselho de Segurança da ONU e o crescimento dos partidos pró-ocidentais entre as populações árabes do Oriente Médio.

 

O início de um período de paz internacional, devido ao fim da corrida armamentista, e a retomada do desenvolvimento econômico nas ex-Repúblicas Soviéticas.

 

A expansão do fundamentalismo islâmico e a desintegração do Leste Europeu.


Questão No  18 

http://static.flickr.com/62/198469373_14457c497b.jpg

O ar é capaz de reter uma certa concentração de vapor de água até atingir uma densidade de saturação. Quando a concentração de vapor de água atinge essa densidade de saturação, ocorre uma condensação, ou seja, a água muda do estado gasoso (vapor) para o estado líquido. Esta densidade de saturação depende da temperatura como mostra a tabela a seguir. A 'umidade relativa' (em %) é definida como 'a razão entre a densidade de vapor de água existente no ambiente e a densidade de saturação'.

Em um certo dia quente (34oC), a umidade relativa é de 50%. Abaixo de qual temperatura um copo de cerveja gelada passa a condensar o vapor de água (ficar "suado")?


  36oC
  34oC
  18oC
  9oC
  0oC

Questão No  19 

Observe os gráficos abaixo:

A evolução dos gráficos, da esquerda para a direita, apresenta-se em relação a um determinado país num intervalo de cerca de 40 anos. Com base nestas informações, marque a alternativa que melhor analisa os processos ocorridos neste espaço de tempo:


 

Houve uma forte redução das taxas de natalidade como conseqüência da queda dos indicadores de ensino.

 

Neste período houve o fortalecimento do grupo populacional jovem como o mais numeroso deste país.

 

A evolução dos gráficos é resultante da melhora em diversos indicadores sociais, principalmente ligados à educação e à saúde.

 

Este é um processo típico de países com crescentes taxas de natalidade e mortalidade.

 

Este é um processo resultante da privatização dos sistemas de educação e saúde.


Questão No  20 

O gráfico a seguir traz informações detalhadas sobre o desmatamento na Amazônia durante um período de 15 anos. Observe:

http://www.geografiaparatodos.com.br/img/sl26-4.jpg

Sabe-se que este tipo de atividade tem repercussões amplas, muito além da redução da área verde da floresta, o que por si só já se constitui num panorama grave. Sobre este tema são feitas as afirmações a seguir. Assinale aquela que for correta:


 

O desmatamento diminui os recursos naturais do solo, que fica inutilizado para qualquer tipo de atividade.

 

Esta atividade diminui a biodiversidade, uma vez que fauna e flora perdem seu hábitat natural ou são destruídas.

 

Esta atividade contribui para a redução dos níveis de oxigênio da atmosfera, uma vez que a floresta é o "pulmão do mundo".

 

O desmatamento da floresta contribui para a crescente desertificação do planeta, o que já aumentou a temperatura global em mais de 20oC.

 

Não existe repercussão negativa sobre esta atividade, uma vez que o solo está sendo utilizado para o plantio da soja, preservando o solo do local.


Questão No  21 

A montanha de aparência argilosa em nada lembra o antigo lixão da Marambaia, em Nova Iguaçu, na baixada fluminense. Inteiramente recuperado e sem detritos à vista, seu interior é cortado por uma rede de dutos para captação de gás metano, cuja queima gera em média 1 megawatt de eletricidade.

Do lixo à eletricidade, o processo é simples. O gás que se forma a partir da degradação dos detritos é composto por 55% de metano, 40% de CO2 e 5% de nitrogênio. Sugado através de uma bomba para uma rede de tubulação, esse gás, de alta capacidade calorífica, serve para alimentar o gerador que produz eletricidade que será usada na iluminação pública de regiões carentes de cidades da Baixada Fluminense.

Mesmo sendo menos poluente em produção de gás carbônico (CO2) em função do efeito estufa do que combustíveis como óleo diesel e gasolina, mesmo assim o metano produz muito desse gás.

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=3419
FAPERJ - Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.

A combustão completa do metano (CH4) produz CO2 e H2O. Se forem queimados 1.600.000 gramas de gás metano em uma hora, qual será o volume de gás carbônico produzido?

Dado: volume molar nas condições da experiência = 20 litros/mol


  200.000 litros;
  2.000.000 litros;
  200 litros;
  2.000 litros;
  20.000 litros.

Questão No  22 

http://www.inl.gov/featurestories/i/tmi-aerial.jpg

Em artigo recentemente publicado no jornal britânico "Independent", o cientista e criador da hipótese Gaia, segundo a qual "a Terra é um planeta vivo", James Lovelock, defende o uso da energia nuclear. Para ele o emprego da energia nuclear "como fonte principal de energia para o mundo, representaria uma ameaça insignificante, se comparada com os riscos de ondas de calor intoleráveis e letais e com a elevação dos mares que inundariam as cidades costeiras."

É interessante observar como as preocupações ambientais mudam conforme o tempo. A opção nuclear para geração de energia elétrica já foi considerada um absurdo ecológico; hoje, diversos ecologistas defendem seu uso.

Sobre este tema e com base no que foi escrito, marque a afirmativa correta:


 

A poluição atmosférica ainda não preocupa os cientistas a ponto de reduzir a utilização da energia nuclear em escala planetária.

 

Os problemas ambientais são os mesmos ao longo do tempo, o que muda são as formas como o homem relaciona-se com a natureza.

 

A contaminação nuclear apresenta pequeno risco, já que não existem casos históricos de grandes acidentes provocados pela geração de energia nuclear.

 

O homem criou, através da tecnologia nuclear, formas seguras de geração de energia elétrica que não geram nenhum tipo de risco ambiental.

 

Diante da intensificação do efeito estufa, provocado pelo uso de termoelétricas, a fonte nuclear passa a ser uma alternativa razoável para a geração de energia elétrica.


Questão No  23 

Reciclagem não garante consciência ambiental

A coleta seletiva está muito próxima de se tornar uma realidade efetiva para muito dos brasileiros moradores de grandes capitais como Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador e São Paulo, mas, no entanto, a consciência ambiental da população não tem crescido na mesma intensidade. Pesquisa realizada pela Market Analysis Brasil aponta que 78% das pessoas entrevistadas nessas capitais disseram ter acesso ao serviço de coleta seletiva em seu bairro, e 72% delas afirmam que participar de programas de coleta seletiva faz com que se sintam menos culpadas pelo impacto que o seu próprio lixo causa ao meio ambiente. Entretanto, a falta de esclarecimentos sobre o tema se torna nítida quando somente 23% das pessoas afirmam ter conhecimento do destino dado ao lixo após a coleta. Quanto à decomposição do lixo, apenas 27% têm conhecimento sobre os tipos de lixo que podem se decompor naturalmente.

Adaptado de: http://www.acaprena.org.br/hp/index.asp?p_codmnu=5&p_codnot=794

A coleta seletiva é um passo importantíssimo para a reciclagem, uma vez que:


 

permite principalmente que o lixo orgânico seja separado do lixo inorgânico;

 

permite que o lixo seja separado e enterrado corretamente nos aterros sanitários;

 

permite que o lixo seja separado e coletado pelas empresas responsáveis pela sua produção;

 

se separa o lixo reciclável (papel e vidros, por exemplo) do restante do lixo;

 

evita que pilhas e baterias sejam misturadas ao lixo comum, permitindo o assentamento nos aterros sanitários.


Questão No  24 

http://madrugaemmim.blogs.sapo.pt/arquivo/waterfall.jpg



Leia os seguintes textos:

Texto I

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

(CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Brasília, DF: Senado, 1988, artigo 225, caput.)



Texto II

O conceito de desenvolvimento sustentável tem ocupado uma posição central nas discussões sobre os modelos de desenvolvimento da sociedade mundial contemporânea, particularmente depois da publicação do relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, "Nosso Futuro Comum", em 1987 (conhecido como Relatório "Brundtland"). As bases consensuais do desenvolvimento sustentável referem-se ao ideal de harmonizar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental e considera que "O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades".


Com base na sua interpretação sobre os textos, marque a opção que melhor apresenta as formas de atuação que o governo brasileiro deve adotar em relação ao meio ambiente:


 

O desenvolvimento econômico deve estar acima da preservação ambiental, já que não existem formas eficientes de preservação dos recursos naturais.

 

O futuro depende do presente; desta forma, as ações do governo em relação ao meio ambiente não podem ficar restritas aos interesses das atuais gerações.

 

Não existe a necessidade de impor políticas restritivas ao uso do meio ambiente.

 

As políticas restritivas ao uso dos recursos naturais somente serão necessárias para as gerações futuras.

 

O Brasil ainda não precisa se preocupar com o estabelecimento de regras para a utilização dos recursos naturais.


Questão No  25 

http://digitalizacao.fundaj.gov.br/fundaj2/files/i/ 210/2-DSC_0024-Teatro%20municipalII.jpg

"O nome não lhe faz justiça. Nem só de cinema viveu a Cinelândia. Também de teatro, música, literatura e, principalmente, de protestos. Criada pelos planos de Pereira Passos - que nem chegaria a conhecer o bairro - a Cinelândia, palco de várias manifestações políticas no século XX, já nasceu sob a aura da polêmica. Para o escritor Lima Barreto, a 'monstruosa' Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal eram parte do 'furor demolidor que vem dos forasteiros, dos adventícios, que querem um Rio-Paris barato ou mesmo uma Buenos Aires de tostão'. Irritações à parte, a Cinelândia foi concebida mesmo sob inspiração da arquitetura francesa."

(SEARA, Berenice. Guia de roteiros do Rio Antigo. Rio de Janeiro, O Globo; 2004, 2ª, Edição, p. 21)


O processo de formação/transformação de determinadas áreas geográficas nem sempre é imune às polêmicas. No caso do texto acima, que faz referência às importantes transformações sofridas pela Cinelândia (importante área do centro da Cidade do Rio de Janeiro), é possível constatar numa controversa gerada pelas tais mudanças urbanas do início do século XX.

Essa controversa acontece, segundo o texto, em função:


 

da influência estrangeira, entendida como arrasadora;

 

da incapacidade dos arquitetos/urbanistas brasileiros em promover a urbanização da cidade;

 

da dificuldade de criar uma identidade nacional, fruto de referência urbanística exclusiva francesa;

 

da insatisfação nacionalista de alguns intelectuais que não queriam a popularização de certas áreas com preços rebaixados;

 

da histórica rivalidade entre Brasil e Argentina.


Questão No  26 

http://www.weatherpix.com/g2/d/396-3/Lightning.jpg

Os relâmpagos e os trovões são conseqüências de descargas elétricas entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. A respeito desses fenômenos, considere as afirmações que se seguem:

I. Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas elétricas negativas no solo.
II. O trovão é uma conseqüência da expansão do ar aquecido.
III. Numa descarga elétrica, a corrente elétrica é invisível, sendo o relâmpago conseqüência da ionização do ar.

Dentre as afirmações:


  somente I é correta;
  somente II é correta;
  somente III é correta;
  somente I e II são corretas;
  I, II e III são corretas.

Questão No  27 

http://www.asemana.cv/IMG/arton18710.gif

As condições peculiares de nossa formação lingüística revelam uma dialectalização* que não parece tão variada e tão intensa quanto a portuguesa. Revelam, também, estas condições que a referida dialectalização é muito mais instável que a européia.

Estas duas características - número relativamente restrito de falares, e falares relativamente instáveis - são, do nosso ponto de vista, as coordenadas sociais e culturais que não só os justificam, mas também os condicionam. Porque, em verdade, tudo faz crer que estamos no limiar de uma era sociopolítica em que as grandes línguas nacionais tendem a apresentar progressivamente uma coesão mais profunda, uma unidade superior, fruto da disseminação do ensino e, sobretudo, da consciência cada vez mais viva da nacionalidade.

(CUNHA, Celso, Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, MEC-FENAME, 1975, p. 33)


*dialectalização - variação do idioma.

O autor do texto afirma que o mundo passa por uma "era sociopolítica em que as grandes línguas nacionais tendem a apresentar progressivamente uma coesão mais profunda, uma unidade superior". As causas dessa coesão lingüística, são, segundo ele:


 

a extensão territorial e o sentimento de nacionalidade;

 

o ensino diversificado da língua e a ação governamental;

 

a falta de influências externas e a adequação do ensino;

 

a administração dirigida para a cultura e o nacionalismo do povo;

 

o ensino abrangente e a conscientização da nacionalidade.


Questão No  28 
Analise e interprete as imagens a seguir:

O grito do Ipiranga, de Pedro Américo. 1887-1888. Museu Paulista


A proclamação da Independência. Francois Renée Moreaux (1844).



As pinturas acima nos ajudam a afirmar que:

 

a interpretação da independência é algo fechado, já que, reconhecidamente, foi um arranjo da elite latifundiária portuguesa com o futuro imperador D. Pedro I;

 

um mesmo evento histórico pode ser interpretado sobre diversos olhares, como observado nas pinturas, que apresentam D Pedro de maneira distinta;

 

a participação popular foi decisiva no processo de independência, representado nas iconografias, pela população que cercava o imperador;

 

as pinturas não podem ser usadas como documentos históricos, pois idealizam e romantizam um determinado evento;

 

a nacionalidade brasileira do primeiro artista torna a sua pintura mais fiel aos fatos, o que acaba comprometido pelos estrangeirismos cometidos pelo segundo pintor.


Questão No  29 

Diamante

Grafite

Fulereno

As variedades alotrópicas do carbono conhecidas são o grafite, o diamante e o fulereno. Foi medida a distância entre os átomos de carbono presentes em cada variedade:

Analisando a tabela acima, podemos afirmar:


 

Um cristal de diamante e um cristal de grafite, ambos com o mesmo volume e as mesmas condições de temperatura e pressão, possuem o mesmo número de átomos de carbono.

 

A densidade do grafite é maior que a densidade do fulereno, consideradas as mesmas condições de temperatura e pressão.

 

A densidade do diamante é menor que a do grafite, consideradas as mesmas condições de temperatura e pressão.

 

Considerando um cristal de diamante e um cristal de grafite, ambos com o mesmo volume e nas mesmas condições de temperatura e pressão, o que terá a maior massa será o cristal de diamante.

 

O número de átomos em um mol de átomos de carbono presente no fulereno é maior do que o número de átomos em um mol de átomos de carbono presente no diamante.


Questão No  30 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/9/97/ Semana_de_Arte_Moderna.jpg/230px-Semana_de_Arte_Moderna.jpg

A Semana de Arte Moderna no Brasil, um dos eventos mais importantes para a cultura nacional, aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, tendo sido um marco importante no século XX, pois originou a modernização das artes, da imprensa e da cultura, sendo referência estética e cultural até os dias de hoje.
Sobre a cultura brasileira no século passado, leia as afirmações que se seguem:

I - Após a Segunda Guerra Mundial, a civilização ocidental passou por grandes transformações de comportamento, cujos reflexos podem ser notados no Brasil: consumo de eletrodomésticos, indústria automobilística, mudanças na moda e nos hábitos alimentares.
II - Na década de 90, assistimos ao renascimento do cinema nacional com filmes como O Quatrilho, Carlota Joaquina, Villa-Lobos, Romance da Empregada, Central do Brasil.
III- A Bossa Nova, como parte do movimento cultural ocidental do século XX, surgiu no Brasil e teve, através das músicas de Tom Jobim, João Gilberto e outros, grande repercussão mundial.
IV - A Semana de Arte Moderna expressou a busca por uma identidade nacionalista de cultura.

Assinale:


  se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
  se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
  se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
  se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
  se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão No  31 
Observe o esquema abaixo:

(BRAGA, Benedito et al. "Introdução à Engenharia Ambiental".
São Paulo: Prentice Hall, 2002)

Com base no que foi apresentado e nos seus conhecimentos sobre o assunto, marque a afirmativa verdadeira:


 

A contaminação dos recursos hídricos pode acontecer nos diferentes momentos do ciclo hidrológico, colocando em risco a oferta de água doce e limpa para a sociedade.

 

A infiltração de água no solo garante a pureza deste recurso e sua reposição em alta qualidade para os rios e lagos.

 

O processo de evaporação garante a constante limpeza da água, já que não existem formas de contaminação atmosférica.

 

Os reservatórios de água salgada são fundamentais para o abastecimento residencial das cidades litorâneas.

 

A quantidade de água que retorna à atmosfera pela evaporação não varia em função da latitude, mas sim da disponibilidade hídrica.


Questão No  32 

A caricatura norte-americana a seguir ilustra as ações japonesas na China no ano de 1937, construindo o prelúdio de um conflito maior que estava por vir: a Segunda Guerra Mundial.

Nuestro Tiempo. Gran Enciclopedia Ilustrada Del Siglo XX. Barcelona: Blume. 1997


O regime ultranacionalista japonês que empreendeu essas ações expansionistas na China, apresentou características da lógica fascista presentes no período entreguerras. Outros elementos típicos dos Estados fascistas foram:


 

o militarismo e a máquina de propaganda a serviço do governo;

 

o culto à razão e liberdade de expressão;

 

o corporativismo e o liberalismo;

 

o coletivismo e o individualismo;

 

o chauvinismo e o pluralismo de idéias.


Questão No  33 

http://www.fundacionecomar.org/Pagina/aprende/mar/icebergs/Iceberg%20bonito.jpg

Icebergs são blocos de gelo flutuantes que se desprendem das geleiras polares. Se apenas 10% do volume de um iceberg fica acima da superfície do mar e se a massa específica da água do mar vale 1,03g/cm3, podemos afirmar que a massa específica do gelo do iceberg, em g/cm3, vale, aproximadamente


  0,10
  0,90
  0,93
  0,97
  1,00

Questão No  34 
Observe atentamente a tabela abaixo:

Qual das opções abaixo melhor analisa os dados apresentados?


 

As complicações da gravidez e do parto são comuns nas regiões mais ricas do país.

 

As doenças dos aparelhos respiratório e circulatório são mais comuns nos lugares com menores taxas de expectativa de vida.

 

Não existe relação entre a grande quantidade de doenças infecciosas e parasitárias e a falta de infra-estrutura sanitária.

 

O câncer e as doenças do aparelho circulatório são causas mais freqüentes de morte nas regiões com maior desenvolvimento socioeconômico do país.

 

As áreas mais pobres do país apresentam maiores percentuais de morte por câncer.


Questão No  35 

O pátio de uma antiga escola é coberto de pequenos azulejos quadrados como mostra a figura:

A porcentagem da área do pátio que é azul é, aproximadamente:


  17%
  21%
  26%
  32%
  48%

Questão No  36 

http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/imagens_ativ/despoluicao1.jpg

Sete espécies diferentes de animais foram distribuídas em dois ambientes diferentes: um rio poluído e um rio não poluído, com as mesmas populações iniciais. Depois de alguns dias, foram obtidos os gráficos populacionais abaixo:

Marque a opção correta baseada nos gráficos acima:


 

Todas as espécies se prejudicam com a poluição.

 

As espécies 1 e 2 sofreram mais prejuízos, no rio poluído, que as espécies 5 e 7.

 

As espécies 2 e 6 são indiferentes à poluição.

 

As espécies 4, 5, 6 e 7 foram prejudicadas pela poluição.

 

As espécies 1 e 2 praticamente foram eliminadas pela poluição.


Questão No  37 

http://www.jklawyer.net/blog/capt.olyrun41208222042. greece_olympics_athletics_olyrun412.jpg

A ciência da fisiologia do exercício estuda as condições que permitem melhorar o desempenho de um atleta, a partir das fontes energéticas disponíveis.

A tabela a seguir mostra as contribuições das fontes aeróbia e anaeróbia para geração de energia total utilizada por participantes de competições de corrida, com duração variada e envolvimento máximo do trabalho dos atletas.

Considere um recordista da corrida de 800 m com massa corporal igual a 70 kg.

Durante a corrida, sua energia cinética média, em joules, seria de, aproximadamente:


  1.120
  1.680
  1.820
  2.240
  3.560

Questão No  38 

A figura abaixo ilustra uma conhecida teoria evolutiva:

http://curlygirl.no.sapo.pt/evolucao.htm

Analisando-a corretamente à luz das idéias atualmente aceitas para explicar o processo evolutivo, podemos afirmar:


 

As girafas apenas conseguiam se alimentar de folhas das árvores; por isso alongaram o pescoço ao longo dos anos.

 

Para poder se alimentar corretamente, houve uma mutação que alongou o pescoço das girafas para que elas pudessem se alimentar.

 

As girafas mais altas, que não conseguiam se alimentar dos arbustos, desenvolveram gosto pelas folhas das árvores e se proliferaram.

 

Havia girafas de diversos tamanhos. Aquelas mais altas que conseguiam se alimentar das folhas das árvores reproduziram mais e deixaram mais descendentes.

 

Girafas sempre foram animais muito altos. Não seria a altura das árvores motivo suficiente para levar à ocorrência de mutações.


Questão No  39 

A figura abaixo mostra, de forma esquemática, um reservatório com a forma de um cone invertido, completamente cheio com 27.000 litros de água e 37.000 litros de petróleo.

Sendo a profundidade do reservatório de 12m, a altura da camada de petróleo é:


  3 m
  4 m
  6 m
  9 m
  12 m

Questão No  40 

Comparação entre o fluxo de água do Rio São Francisco e o regime de vento no nordeste do Brasil

http://www.eolica.com.br/energia.html

A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. Existem, atualmente, mais de 50.000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, com capacidade instalada da ordem aproximada de 30.000 MW.

Na Dinamarca, a contribuição da energia eólica é de 18% da energia elétrica total produzida; no norte da Alemanha a contribuição eólica já passou de 23%.

De acordo com estudos da Eletrobrás, o custo da energia elétrica gerada através de novas usinas hidroelétricas construídas na região nordeste será bem mais alto que os custos das usinas implantadas até hoje. Quase 70% dos projetos possíveis deverão ter custos de geração maiores do que a energia gerada por turbinas eólicas.

Logo, as centrais eólicas instaladas no nordeste poderão produzir grandes quantidades de energia elétrica evitando que se tenha que utilizar a água do rio São Francisco.

Pela análise do gráfico acima, podemos afirmar que:


 

entre junho e dezembro, o potencial eólico no nordeste é maior do que o potencial hídrico;

 

no mês de agosto, a melhor maneira de se gerar energia elétrica no nordeste é através de hidroelétricas instaladas no rio São Francisco;

 

a energia eólica não é muito utilizada porque a poluição produzida é muito grande;

 

a quantidade de CO2 emitida na geração de energia eólica pode causar males irreversíveis no planeta em que vivemos;

 

pelo texto acima, vê-se que a implantação de centrais eólicas no nordeste terá sempre um custo maior do que a instalação de usinas hidrelétricas.


Questão No  41 

Um reservatório de gasolina de um posto de abastecimento é um cilindro deitado como mostra a figura:

O reservatório está vazio e um caminhão tanque começa a enchê-lo com vazão constante, ou seja, a mesma quantidade de litros por minuto. O gráfico que melhor mostra a altura do nível do combustível dentro do reservatório ao longo do tempo é:


 
 
 
 
 

Questão No  42 

Confira os problemas de saúde que João Paulo II enfrentou

Crânio: Fratura após ser atropelado em 1944, aos 24 anos.
Ombros: Acidente na década de 40, quando empurrava um carrinho carregado de pedras, deixou-o com um ombro mais alto do que o outro. Em 93, caiu de escada e deslocou o ombro direito.
Estômago: Ferimentos a tiros em 13 de maio de 1981.
Intestino: Extraiu tumor benigno e 15 centímetros do intestino em 15 de julho de 1992.
Mão esquerda: Também ferida no atentado de 1981.
Infecção: Provocada por transfusão de sangue contaminado. Contraiu um citomegalovírus, em geral encontrado em portadores de HIV. Internado em 20 de junho de 1981.
Apêndice: Extraído em 15 de outubro de 1996. Vaticano nega rumores de câncer no intestino.
Fêmur da perna direita: Implantou prótese em razão de fratura causada por queda no banheiro, em 29 de abril de 1994.
Mal de Parkinson: Medicamentos contra o mal de Parkinson conseguem reduzir o agravamento dos tremores na mão esquerda e certa paralisia dos músculos da face.
Câncer nos ossos: No dia 11 de julho de 94, d. Aloísio Lorscheider disse que o papa sofria da doença. Segundo ele, as quedas de João Paulo II seriam provocadas pelo câncer ósseo. O Vaticano negou a declaração no dia seguinte.
Laringe: No dia 1º de fevereiro de 2005, o papa foi internado com crise respiratória causada por uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para os pulmões, dificultando a respiração].
Traquéia: Em 24 de fevereiro de 2005, João Paulo II foi submetido a uma traqueostomia [intervenção cirúrgica que consiste na abertura de orifício na traquéia para possibilitar a respiração].

www.uol.com.br

Um dos problemas de saúde enfrentados pelo Papa atingiu um órgão considerado um órgão vestigial. Identifique-o.


  crânio;
  apêndice;
  laringe;
  traquéia;
  músculos da face.



TOPO
INSTRUÇÕES E REGULAMENTO

GPI Colégio 24 horas