QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES INFLUENCIA DESEMPENHO NO ENEM, DIZ PESQUISADOR

Uma das razões apontadas para o bom desempenho das escolas públicas federais em provas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a qualificação docente. De acordo com um estudo conduzido pelo pesquisador José Roberto de Carvalho Júnior, doutor em Administração, cerca de 90% dos docentes dos institutos federais têm pelo menos um mestrado. Um terço dos professores também têm doutorado.
Para Carvalho Júnior, isso se relaciona com o investimento do governo federal nessas instituições, que costuma ser maior do que o investimento feito por estados e municípios na estrutura.
“São prédios novos e salas de aulas modernas que favorecem o ambiente de ensino. Esse é um resultado que não é apenas da Bahia. Isso acontece a nível de Brasil, porque os IFs tendem a ter destaque no Enem e sempre tiveram esse papel diferenciado na educação”, diz ele, que é servidor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Os professores são concursados e têm plano de carreira equiparado ao dos docentes de universidades federais. “Essa alta escolaridade sinaliza que são professores preocupados com a formação e a busca por conhecimento naturalmente se reflete em um bom desempenho dos alunos”.
Professora do IF Baiano campus Guanambi, Tatiane Malheiros está no grupo dos doutores - no caso dela, doutorado em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “Os institutos têm uma política de formação continuada do docente, então é um incentivo. Por mais que estejamos em sala de aula, procuramos aliar sempre o ensino à pesquisa e à extensão”, explica.
Fonte: portal de notícias Correio 24 horas


 Voltar
Boletim Diretor - Colégio 24 Horas