AVAMEC TEM NOVOS CURSOS SOBRE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República (PR) lançaram novos cursos para a Coletânea Educação Midiática, em parceria com diversas organizações da sociedade civil. O objetivo é formar professores e demais educadores com foco na leitura crítica da mídia, competência prevista no eixo de cultura digital da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Coletânea Educação Midiática está disponível gratuitamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e é composta por uma série de cursos autoinstrucionais. Desenvolvidos por organizações da sociedade civil parceiras da Secom, os cursos abordam temas centrais da educação midiática, incluindo cidadania digital, segurança on-line, proteção de crianças e adolescentes, combate à desinformação, promoção dos direitos humanos e fortalecimento da democracia.
Os cursos disponíveis são:
“Atividades Complementares de Educação Midiática” (Redes Cordiais);
“Cidadão Digital” (Safernet Brasil);
“Educação Midiática para Adolescentes e Jovens” (Safernet Brasil);
“Educação Midiática na Prática” (Instituto Palavra Aberta);
“Educando para Boas Escolhas Online” (Safernet Brasil); e
“Fake Dói: investigue a desinformação” (Instituto Vero).
As formações estão disponíveis na plataforma Avamec e podem ser acessadas por todos a partir do login e da senha individual do gov.br. Em seguida, no campo de busca, basta inserir “Educação Midiática” e escolher uma das formações. As primeiras turmas ficarão abertas por tempo limitado. Ao final do curso, os concluintes receberão certificado validado pelas organizações propositoras.