Questão 1
Observe a figura que mostra o afunilamento etário e marque a opção correta:
Questão 2
Um dos critérios utilizados para a classificação dos países, segundo seus níveis de desenvolvimento, é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é calculado numa escala de zero a um, tomando como base as condições de educação, saúde e renda da população.
Com base nas informações acima e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que:
Questão 3
O debate em torno das transformações demográficas ocorridas no mundo levou à formulação da teoria da transição demográfica, cujo esquema clássico se expressa no gráfico abaixo.
Após sua análise, assinale a afirmativa INCORRETA.
Questão 4
De acordo com reportagem sobre resultados recentes de estudos populacionais, "... a população mundial deverá ser de 9,3 bilhões de pessoas em 2050. Ou seja, será 50% maior que os 6,1 bilhões de meados do ano 2000.(...) Essas são as principais conclusões do relatório Perspectivas da População Mundial - Revisão 2000, preparado pela Organização das Nações Unidas (ONU). (...) Apenas seis países respondem por quase metade desse aumento: Índia (21%), China (12%), Paquistão (5%), Nigéria (4%), Bangladesh (4%) e Indonésia (3%). Esses elevados índices de expansão contrastam com os dos países mais desenvolvidos. Em 2000, por exemplo, a população da União Européia teve um aumento de 343 mil pessoas, enquanto a Índia alcançou esse mesmo crescimento na primeira semana de 2001. (...) Os Estados Unidos serão uma exceção no grupo dos países desenvolvidos. O país se tornará o único desenvolvido entre os 20 mais populosos do mundo."
O Estado de S. Paulo, 03 de março de 2001.
Considerando as causas determinantes de crescimento populacional, pode-se afirmar que,
Questão 5
"Quando parei no sinal (sinaleira)Eu vi um menino surgindo do nadaVendendo paçoca, chiclete e cocadaE água da bica jurando ser mineral.Quando eu parei no sinalPintou até "ceva", remédio e cigarroAmortecedor e adesivo para carroLençol de solteiro e colchão de casal."
Arlindo Cruz Franco.
O texto refere-se a uma situação
Questão 6
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) permite avaliar as condições de qualidade de vida e de desenvolvimento de um país, de uma região ou de uma cidade, a partir de seus indicadores de renda, longevidade e educação. Cada indicador varia de 0 (nenhum desenvolvimento) a 1 (desenvolvimento máximo). A tabela apresenta os valores de IDH de três áreas, X, Y e Z, medidos nos anos de 1991 e 2000.
(Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil)
Mudanças desses indicadores de IDH podem ser obtidas com a implantação de políticas públicas tais como:
I. Expansão dos empregos com melhoria de renda média. II. Ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças. III. Ampliação de escolas de ensino básico e de educação de jovens e adultos.
Os resultados apresentados em 2000 são compatíveis com a implementação bem sucedida em todos esses três municípios, ao longo da década de noventa, das políticas
Questão 7
A estrutura demográfica de países de industrialização recente caracteriza-se por:
Questão 8
Na década de 1960, auge do crescimento da população mundial, as concepções malthusianas foram retomadas através do neomalthusianismo, que se caracteriza por:
Questão 9
Gráficos referentes ao crescimento vegetativo de diferentes regiões do mundo.
A análise dos gráficos permite concluir que
A
O menor crescimento vegetativo em 2010, nas três regiões comparadas, é o da Ásia Meridional, apesar de a Índia fazer parte deste espaço geográfico.
B
A taxa de crescimento populacional vegetativo da África Subsaariana, em 2010, é mais alta que o crescimento vegetativo da Ásia Meridional e da América Latina juntas.
C
A região da América Latina, comparada proporcionalmente com as outras regiões, apresentou ao longo das décadas a maior queda nas taxas de mortalidade.
D
As três áreas comparadas apresentam em todas as décadas um decréscimo da natalidade inferior ao decréscimo da mortalidade, deixando estável a taxa de crescimento vegetativo.
E
A América Latina, em 1960, apresentava o maior crescimento vegetativo entre as áreas comparadas, sendo que nas décadas seguintes a redução das taxas de natalidade foram maiores que a redução das taxas de mortalidade.
Questão 10
Veja o gráfico referente à mobilidade da população pelos setores da economia.
Quanto à interpretação do gráfico, que demonstra a mobilidade da população através da história, é correto afirmar que o mesmo representa:
A
Países que mantiveram, durante a Guerra Fria, uma economia planificada, na qual o Setor Terciário da Economia sofre um "inchaço" pelos gastos com o funcionalismo público.
B
Países desenvolvidos que concentram a maior parte da população no Setor Terciário da Economia, provinda diretamente do Setor Primário.
C
Países periféricos, do Hemisfério Norte, que apresentam falência no Setor Primário provocada pela especificidade
D
Países subdesenvolvidos industrializados, que apresentam um Setor Terciário inchado, consequência da desorganização do meio rural e da falta de empregos no Setor Secundário.
E
Países subdesenvolvidos agrícolas que, desprovidos de reforma agrária, expulsam trabalhadores rurais para o Setor Secundário da Economia.
Questão 11
Tabela de distribuição etária, em percentual, das populações de alguns países.
FONTE: COELHO, Marcos Amorim e Terra, Lygia. Geografia geral e Geografia do Brasil: O espaço natural e socieconômico. São Paulo: Moderna, 2005.
Analisando-se os dados, é correto afirmar que os países
Questão 12
Analise o gráfico a seguir
Com base na análise do gráfico e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que, nos últimos 30 anos, a participação da população urbana no mundo
Questão 13
Adaptado de Davis, Mike. Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006.
A análise da tabela permite estabelecer uma associação entre demografia e hierarquia urbana que pode ser formulada corretamente como:
Questão 14
NAFTA
Adaptado de ADOUMÉ, Vincent et al. Histoire-Géographie, 5º. Paris: Hachette Éducation, 2005.
Em 1988, Estados Unidos e Canadá assinaram um acordo de livre-comércio que recebeu a adesão do México em 1992. Estava criado o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), que entrou em vigor em 1º. de janeiro de 1994.
Um dos principais pontos do acordo é eliminar tarifas alfandegárias e obstáculos para o livre trânsito de bens e serviços.
Adaptado de ALMEIDA, Lúcia M. A. de e RINGOLIN, Tércio B. "Fronteiras da globalização". São Paulo: Ática, 2004.
A criação deste bloco e a charge do caricaturista Plantu compõem um quadro que aponta para uma das contradições socioeconômicas mais marcantes da globalização.
São elementos constituintes dessa contradição:
Questão 15
A rede McDonald's foi fundada na década de 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada e vastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos 1950. Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o primeiro empresário que aplicou os princípios da produção em massa a um setor de serviços. Em consequência de suas inovações, hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um McDonald's em mais de 120 países.
Adaptado de BURKE, Peter. "Folha de São Paulo", 15/04/2007.
A rede McDonald's tornou-se um dos símbolos de algumas das principais mudanças, ocorridas em diversos países, nos últimos cinquenta anos. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais.
Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica são:
Questão 16
A maior parte da riqueza gerada na economia globalizada tem sido apropriada pelas nações desenvolvidas, que elevam cada vez mais seu nível tecnológico. Em contrapartida, os países subdesenvolvidos tornam-se ainda mais pobres, com uma limitação muito grande de recursos financeiros, o que constitui um sério entrave ao desenvolvimento e à capacidade de gerar novas tecnologias. Assim, podemos dizer que na atual divisão internacional do trabalho existe uma sequência de etapas, ligadas ao nível de desenvolvimento tecnológico, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países subdesenvolvidos.
BOLIGIAN, Levon... [et.al.]. "Geografia: espaço e vivência". São Paulo, Atual, 2001.
Diante do exposto, é correto inferir que a utilização da tecnologia
Questão 17
Em agosto de 2003, na V Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio - OMC realizada em Cancun, a diplomacia brasileira liderou a formação de um grupo que ficou conhecido como G-20. O grupo é atualmente integrado por 21 membros (vide mapa).
São países que congregam 60% da população mundial e reúnem 70% da população rural do planeta.
A construção desse grupo de interesse internacional tem como principal objetivo o (a):
Questão 18
Observe a figura a seguir.
Estas marcas estão cada vez mais presentes na vida das cidades. Elas representam:
Questão 19
(Cartoon chinês ironizando o fato de que o crescimento econômico daquele país está representando uma ameaça às relações familiares).
"Mesmo atingida pela crise internacional, a produção na China continua em crescimento e a sua economia alcança a terceira posição entre as maiores do mundo."
A respeito da prosperidade e da franca expansão econômica da China, desde a década de 1970, considere as afirmações I, II, III e IV, abaixo.
I. O gigante asiático conta com reservas de quase 2 trilhões de dólares, graças aos seguidos superávits na balança comercial e aos investimentos estrangeiros no país. II. Em 2007, a China chegou ao terceiro lugar entre as maiores economias do globo, à frente da Alemanha, e atrás, apenas, dos EUA e do Japão. III. DengXiaoping, após a morte de Mao, sobe ao poder e lança as Quatro Grandes Modernizações (indústria, agricultura, ciência-tecnologia e forças armadas). Foram criadas as Zonas Econômicas Especiais, para atrair as empresas estrangeiras. IV. O modelo de desenvolvimento adotado se baseia na abundância de mão de obra especializada e bem distribuída por todo o território, contando com a obtenção de subsídios estatais e com a atração de investimentos estrangeiros.
Estão corretas, apenas,
Questão 20
"Esquecida pela globalização e imersa em pobreza, fome, doenças e conflitos, a África é rica em recursos naturais cobiçados por regiões mais prósperas."
Atualidades - Ed. Abril
Com vistas à descolonização e ao neocolonialismo africano, após a 2ª Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta.
A
No início da Segunda Guerra Mundial, a África contava com quatro Estados independentes - Egito, África do Sul, Etiópia e Libéria. A libertação da maioria das colônias ocorreu na década de 1960. Em outros casos, foi conquistada a partir de guerras e movimentos armados, provocando a retirada gradativa das potências europeias.
B
Segundo o pensamento terceiro-mundista, em voga há três décadas, atribuía-se apenas à herança colonial a pobreza africana, porém outros fatores corroboram para essa condição; entre eles, vastas áreas da África Tropical apresentam solos de baixa fertilidade, quinze países não têm saídas marítimas e as desvantagens geográficas são agravadas pelas pressões demográficas.
C
O Pan-africanismo, defendido por Kwame Nkrumah, presidente de Gana (1957 e 1966), influenciou profundamente os líderes das lutas anticoloniais, conseguindo moldar uma forte política externa dos Estados africanos independentes, enfraquecendo a hegemonia das elites étnicas regionais.
D
O alicerce dos novos Estados africanos foi constituído, principalmente, pela estrutura administrativa criada pela colonização europeia. Quando as independências ocorreram, os poderes político e militar passam das antigas metrópoles para as elites nativas urbanas, que instalaram regimes autoritários.
E
O panorama de extrema pobreza dos países da África Subsaariana deve-se ao fraco crescimento econômico registrado desde as independências. Nas classificações de 2008 do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e do IPH (Índice de Pobreza Humana) da ONU, os 27 últimos lugares são ocupados por países dessa região Africana.
Anterior Proxima Enviar