TEXTO I
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas
Um tema quente na Inglaterra, hoje, é como inovarem ensino superior oferecendo instrução de alta qualidade a baixo custo. Entretanto, uma universidade britânica tem feito exatamente isso, em grande escala, há quase 30 anos. A Universidade Aberta (UA) conta com mais de 150 mil alunos adultos participando dos cursos universitários de meio período, acompanhando as aulas a partir de suas próprias casas, a não ser durante uma semana por ano, quando muitos deles precisam viajar para frequentar cursos de verão.
A UA é mais bem conhecida pelos seus programas educativos para rádio e televisão. Porém, na verdade, esses meios são apenas parte de um complexo conjunto de métodos de ensino que inclui trabalho de texto por correspondência, aulas com a presença de professores nas várias regiões e, hoje, em certa medida, mídia eletrônica.
Os alunos da UA provêm de todas as faixas etárias, profissões e níveis sociais, e tanto entre os mais antigos como entre os atuais encontram-se desde personalidades públicas de destaque, como membros do parlamento, atores e apresentadores de televisão, até os menos privilegiados na sociedade, incluindo prisioneiros e pessoas cujas inaptidões inviabilizariam o acesso a um sistema convencional de ensino superior. Essas pessoas com frequência descrevem sua experiência educacional com UA como "o que de melhor lhes aconteceu." Vê-se também um número cada vez maior de alunos de outros países europeus estudando com a UA. De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podem tirar proveito de acordos especiais de parceria a fim de participar dos altamente conceituados cursos da UA.
O segredo para a abertura da UA é que, se por um lado alunos que buscam ingressarem outras universidades britânicas precisam de qualificações desenvolvidas durante o segundo grau, por outro, na UA não há tais restrições ao ingresso. Ela é também aberta porque, sendo a instrução concebida para aulas em meio período e a distância, não é necessário que os alunos deixem suas casas, famílias ou empregos. Um aluno de graduação dispõe de flexibilidade razoável em termos de tempo a despender para formar-se (de quatro a dez anos) e de matérias escolhidas.
O complexo sistema que oferece tamanha variedade de cursos a tantos alunos combina ensino a distância e ensino direito no centro onde está o campus da Universidade Aberta, situado próximo da nova cidade de Milton Keynes. É um campus apenas em sentido restrito: os alunos que o frequentam são um pequeno grupo de pós-graduandos em período integral, estudando sob a supervisão direta de uma equipe acadêmica. O centro, contudo, ferve em atividades, empregando mais de 2.000 funcionários em áreas relacionadas a funções acadêmicas.
A tarefa central de criar e produzir material para os cursos é desempenhada por "equipes para cursos". Cada equipe dessas conta com um grupo de docentes, um editor, um designer, um produtor da BBC e outros especialistas, geralmente trabalhando juntos pelo menos durante dois anos, a fim de produzir não só todo o material escrito para o curso, mas também material para televisão, rádio, fitas cassete e outras peças didáticas especiais. Os programas de televisão são feitos no próprio centro de produção da UA, no campus, embora algumas gravações possam ocorrer em locais como Siena e Florença - integrando os maravilhosos programas sobre a História da Arte - ou dentro de uma prisão, para um programa sobre psicologia da agressão humana.
(Adaptado de LLONA, Roth. A educação democrática. Folha de São Paulo, Caderno Mais, 24 de maio de 1999, p. 13)
Questão 1
No que se tange às atividades da UA, o texto não apresenta a seguinte afirmação:
Questão 2
No que diz respeito ao alunado da UA, pode-se fazer a seguinte afirmação:
Questão 3
O primeiro parágrafo do texto fornece entre outras a seguinte informação:
Questão 4
"Os alunos da UA provêm de todas as faixas etárias, profissões e níveis sociais (...)"
O verbo provir, empregado na frase acima, não está bem conjugado na seguinte alternativa:
Questão 5
A expressão "educação a distância" apresenta o a não assinalado pelo acento indicador da crase tendo em vista o seguinte fato:
Questão 6
Em cada alternativa abaixo, modifica-se uma frase do texto. A modificação que não respeita completamente o sentido original é:
Questão 7
"É um campus apenas em sentido restrito: os alunos que o frequentam são um pequeno grupo de pós-graduandos em período integral, estudando sob a supervisão direta de uma equipe acadêmica."
Nessa frase, os dois-pontos são usados com a mesma função que apresentam na seguinte alternativa:
Questão 8
Dentre as alternativas abaixo, a que, do ponto de vista gramatical, apresenta modificações indevida da frase original é:
Questão 9
No que diz respeito à concordância verbal, há má construção na seguinte alternativa:
Questão 10
"De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podiam tirar proveito de acordos especiais de parceria a fim de participar dos altamente conceituados cursos da UA."
Dentre as modificações impostas a esse trecho do texto, a que resulta em má construção frasal é:
A
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podem beneficiarem-se dos acordos especiais de parceria a fim de participar dos altamente conceituados cursos da UA.
B
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podem tirar proveito de acordos especiais de parceria para participar dos cursos altamente conceituadas da UA.
C
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, puderam tirar proveito de acordos especiais de parceria a fim de participar dos altamente conceituados cursos da UA.
D
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podem tirar proveito de acordos especiais de parceria a fim de participarem dos altamente conceituados cursos da UA.
E
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, poderão tirar proveito de acordos especiais de parceria a fim de participar dos altamente conceituados cursos da UA.
TEXTO II
Os gatos
Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, e fez o crítico à semelhança do gato. Ao crítico deu ele, como ao gato, a graça ondulosa e o assopro, o ronrom e a garra, a língua espinhosa. Fê-lo nervoso e ágil, refletido e preguiçoso; artista até ao requinte, sarcasta até a tortura, e para os amigos bom rapaz, desconfiado para os indiferentes, e terrível com agressores e adversários... .
Desde que o nosso tempo englobou os homens em três categorias de brutos, o burro, o cão e o gato - isto é, o animal de trabalho, o animal de ataque, e o animal de humor e fantasia - por que não escolheremos nós o travesti do último? É o que se quadra mais ao nosso tipo, e aquele que melhor nos livrará da escravidão do asno, e das dentadas famintas do cachorro.
Razão por que nos acharás aqui, leitor, miando um pouco, arranhando sempre e não temendo nunca.
FIALHO DE ALMEIDA
(Aldemir Martins – “Família de Gatos”)
Questão 11
Predomina neste texto a:
Questão 12
“Vestibular UERJ 2001. Construindo o cidadão do futuro.”
No enunciado acima, extraído de um folheto de divulgação de um Vestibular antigo, o vocábulo futuro classifica-se gramaticalmente como substantivo. Se, entretanto, houvesse alteração para ”Construindo o cidadão futuro”, a mesma palavra seria um adjetivo.
Casos como esse permitem considerar substantivos e adjetivos como nomes, que se diferenciam,sobretudo, pelas respectivas características a seguir:
Questão 13
Flexão é o processo de fazer variar um vocábulo, em sua estrutura interna, para nele expressar dadas categorias gramaticais como gênero e número.
A partir desse conceito, a palavra sublinhada que admite flexão de gênero é:
Questão 14
. “Os aliados não querem romper o namoro com FHC - querem é namorar mais.”
(Veja. 18/08/1999)
A comparação entre as palavras sublinhadas acima demonstra que o significado geral de “expressar ação” não é suficiente para identificar o verbo como classe gramatical, já que namoro consta do dicionário como “ato de namorar”.
Para diferenciar o verbo do substantivo, por exemplo, seria necessário considerar, além do sentido de ação, a seguinte característica que só os verbos possuem:
Questão 15
“A Internet é o portal da nova era, mas apenas 3% da população brasileira têm hoje acesso à rede.”
(O Globo. 09/07/2000)
Analisando o emprego do conectivo mas na construção acima, é possível concluir que, além de ligar duas partes da frase, ele desempenha a seguinte função:
Questão 16
Assinale a alternativa em que se evidencia a presença de metalinguagem.
Questão 17
Assinale a afirmativa INCORRETA
Questão 18
"Comenta-se, um pouco rápido demais, que a predileção que os leitores sentimos por um ou outro personagem vem da facilidade com que nos identificamos com eles. Esta formulação exige algumas pontuações: não é que nos identifiquemos com o personagem, mas sim que este nos identifica, nos aclara e define frente a nós mesmos; algo em nós se identifica com essa individualidade imaginária, algo contraditório com outras 'identificações semelhantes', algo que de outro modo apenas em sonhos haveria logrado estatuto de natureza. A paixão pela literatura é também uma maneira de reconhecer que cada um somos muitos, e que dessa raiz, oposta ao senso comum em que vivemos, brota o prazer literário."
(Traduzido de SAVATER, Fernando. "Criaturas del aire". Barcelona: Ediciones Destino,1989.)
Este texto trata de um conceito importante na teoria da literatura: o conceito de catarse.
De acordo com o autor, pode-se definir catarse como o processo que afeta o leitor no sentido de:
TEXTO III
(Edward Munch – “Melancholy”)
Um boi vê os homens
Tão delicados (mais que um arbusto) e correm
e correm de um para o outro lado, sempre esquecidos de alguma coisa. Certamente falta-lhes
não sei que atributo essencial, posto se apresentem nobres e graves, por vezes. Ah, espantosamente graves,
até sinistros. Coitados, dir-se-ia que não escutam
nem o canto do ar nem os segredos do feno, como também parecem não enxergar o que é visível e comum a cada um de nós, no espaço. E ficam tristes
e no rasto da tristeza chegam à crueldade. Toda a expressão deles mora nos olhos - e perde-se
a um simples baixar de cílios, a uma sombra. Nada nos pêlos, nos extremos de inconcebível fragilidade,
e como neles há pouca montanha,
e que secura e que reentrâncias e que
impossibilidade de se organizarem em formas calmas, permanentes e necessárias. Têm, talvez,
certa graça melancólica (um minuto) e com isto se fazem perdoar a agitação incômoda e o translúcido
vazio interior que os torna tão pobres e carecidos
de emitir sons absurdos e agônicos: desejo, amor, ciúme (que sabemos nós), sons que se despedaçam e tombam no campo como pedras aflitas e queimam a erva e a água, e difícil, depois disto, é ruminarmos nossa verdade.
(Andrade. Carlos Drummond de: Reunião: 10 Hvms de poesia. Rio de Janeiro. José Olympio, 1977.)
Questão 19
É comum encontrar nos livros escolares a definição de predicado como aquilo que se declara sobre o sujeito de uma oração.
Essa definição de predicado, entretanto, não é suficientemente para identificá-lo em todas as suas ocorrências.
Exemplo em que não se poderia identificar o predicado pela definição dada é:
Questão 20
As palavras ESQUARTEJAR, DESCULPA e IRRECONHECÍVEL foram formadas, respectivamente, pelos processos de:
Anterior Proxima Enviar