Questão 1
O economista grego Arghiri Emmanuel forneceu um retrato realista do processo histórico da industrialização no Terceiro Mundo, tomando como exemplo o caso indiano. OP autor constata que a Índia, quando era ainda colônia britânica, limitava-se à produção de algodão e comprava os tecidos da Grã-Bretanha; em etapa posterior, passou a produzir tecidos, mas comprava as máquinas de tecelagem na antiga metrópole; mais tarde, passou a produzir ela mesma essas máquinas, enquanto a Grã-Bretanha e outros países desenvolvidos forneciam equipamentos e financiavam a industrialização.
O aspecto da industrialização periférica evidenciado na situação retratada é a:
Questão 2
Antes do século 20, nenhum ser humano tinha vivido o suficiente para testemunhar uma duplicação da população mundial, mas hoje há pessoas que a viram triplicar. Em algum momento no fim de 2011, segundo a Divisão de População das Nações Unidas, seremos 7 bilhões de pessoas.
(http://viajeaqui.abril.com.br/ national-geographic/edição- 130/populacao-mundial-7-bilhoes-613876.sthml Acesso em: 07.09.2011)
Assinale a alternativa que completa o texto anterior.
Questão 3
O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vitima diária do transito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada - poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.
A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de:
Questão 4
A Constituição Federal no título VII da Ordem Social, em seu Capítulo VII, Art. 22, § 7°, diz:
"Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas".
A comparação entre o tratamento dado ao tema do planejamento familiar pela charge de Henfil e pelo trecho do texto da Constituição Federal mostra que:
Questão 5
Tribunal de Contas da União: segurança nuclear é falha
Há 34 anos, os governos do Brasil e da Alemanha firmavam programa de cooperação que previa a construção de oito centrais termonucleares, além de usinas de enriquecimento de urânio e de reprocessamento do combustível nuclear.
Além das irregularidades apontadas na reportagem, o atual programa nuclear brasileiro tem como principal problema:
Questão 6
Ainda no começo do século 20, Euclides da Cunha, em pequeno estudo, discorria sobre os meios de sujeição dos trabalhadores nos seringais da Amazônia, no chamado regime de peonagem, a escravidão por dívida. Algo próximo do que foi constatado em São Paulo nestes dias [agosto de 2011] envolvendo duas oficinas terceirizadas de produção de vestuário.
José de Souza Martins, 2011. Adaptado.
No texto acima, o autor faz menção à presença de regime de trabalho análogo à escravidão, na indústria de bens
A
de consumo não duráveis, com a contratação de imigrantes asiáticos, destacando-se coreanos e chineses.
B
de consumo não duráveis, com a superexploração, principalmente, de imigrantes bolivianos e peruanos.
C
de consumo duráveis, com a superexploração, por meio de empresas de pequeno porte, de imigrantes chilenos e bolivianos.
D
intermediários, com a contratação prioritária de imigrantes asiáticos, destacando-se coreanos e chineses.
E
de produção, com a contratação majoritária, por meio de empresas de médio porte, de imigrantes peruanos e colombianos.
Questão 7
O espaço mundial sob a "nova des-ordem" e um emaranhado de zonas, redes e "aglomerados", espaços hege-mônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?
HAESBAERT, R.; PORTO-GONCALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. Sao Paulo: UNESP, 2006.
O mapa procura representar a logica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de "primeiro" e "terceiro" mundo perderam sua validade explicativa.
Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para o(a):
Questão 8
O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.
(Albuquerque, Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade e cotidiano. São Paulo: Escala, 2010.)
Podem-se acrescentar outras características ao agronegócio, dentre as quais a seguinte:
Questão 9
O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil pode ser dividido em três fases, correspondentes aos períodos 1975-1987, 1988-2000 e 2000-2008.
São características da terceira fase:
Questão 10
A falta de controle no setor especulativo de capital gerou o colapso do sistema financeiro internacional em setembro de 2008, provocando grande crise, que levou a economia global a um estado de recessão. Essa recessão teve início no último trimestre daquele ano e foi até 2010, atingindo vários setores vitais da economia em quase todos os países do Planeta. Dentre as principais consequências dessa crise destaca-se, no plano social, o aumento das taxas de desemprego, influenciando, inclusive, o processo de mobilidade internacional da força de trabalho.
Considerando o exposto, é correto afirmar que essa crise econômica teve influência no tratamento dispensado aos imigrantes destinados aos países ricos e teve como consequência o(a):
A
aumento do nacionalismo interno, ampliando a resistência aos imigrantes, que foram expulsos, em muitos casos, sem justificativas.
B
redução da xenofobia em relação aos imigrantes, pois estes são, agora, taxados como a escória social e considerados culpados pelo desemprego, violência etc.
C
estagnação do processo de mobilidade demográfica internacional, uma vez que a crise paralisou o ir e vir da força de trabalho no espaço mundial.
D
diminuição do preconceito em relação aos imigrantes, pois estes passaram a ser vistos como força de trabalho barata, especialmente pelos empresários.
E
nacionalização dos povos imigrantes para por fim aos conflitos com a população local.
Questão 11
Na presente conjuntura histórica, alguns países, antes considerados como subdesenvolvidos e que atualmente se encontram melhor situados social e economicamente, são classificados como países emergentes. Observa-se que, nesse conjunto dos emergentes, alguns países destacam-se em relação aos outros. Eles constituem o BRIC, grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China. Esses países integram também o G20, um conjunto mais amplo que está conseguindo, aos poucos, intervir na reconfiguração da Nova Ordem Mundial, um protagonismo antes circunscrito ao G8.
Considerando a literatura sobre o tema, identifique as características comuns a todos os países do BRIC:
Questão 12
O liberalismo econômico fundiu capital financeiro e capital industrial e revelou-se incapaz de equilibrar desenvolvimento econômico e social, resultando na depressão mundial de 1929.
Com base nos conhecimentos sobre o tema, as características das doutrinas implementadas após a depressão - keynesianismo nos anos de 1930 e neoliberalismo nos anos de 1980 - são respectivamente o(a):
Questão 13
Nos países de industrialização recente, as questões relacionadas à degradação ambiental são paradoxais, pois, se por um lado, há a necessidade de crescimento econômico rápido, por outro, há uma pressão internacional para um desenvolvimento voltado à preservação ambiental.
Com base no texto e na literatura sobre o assunto, é correto afirmar que, a partir dos anos de:
A
1950, as multinacionais procuraram países com legislação ambiental moderna e fiscalização forte, como o Brasil, Argentina e México, pois queriam que seus produtos fossem relacionados à preservação do meio ambiente.
B
1960, as empresas estatais da ex-União Soviética instalaram-se em países do leste europeu e implantaram um sistema produtivo eficaz e com reduzido impacto ambiental.
C
1990, várias multinacionais instalaram filiais na China, onde o forte crescimento do mercado interno, aliado à conscientização ambiental da população, vem produzindo um desenvolvimento com baixo impacto ambiental.
D
1980, as multinacionais instalaram filiais em países com legislação ambiental frágil e permissiva, como a Indonésia, o que acarretou graves problemas ambientais com acentuado desmatamento de áreas florestais.
E
2000, as empresas estatais da Rússia instalaram suas filiais principalmente na Venezuela, por esse país possuir legislação ambiental incipiente, o que favoreceu o crescimento econômico com grandes danos ambientais.
Questão 14
Sobre o mundo atual, é correto afirmar:
A
a globalização da economia gerou um aumento na oferta de empregos nas grandes indústrias.
B
a entrada maciça de produtos asiáticos no mercado norte-americano não gerou ainda índices de desemprego estrutural nos Estados Unidos.
C
o maior exemplo de racismo, atualmente, é o que atinge a população de imigrantes oriundos dos países pobres nas sociedades desenvolvidas: EUA, Japão, França e Alemanha.
D
o "Grupo dos Sete" é uma organização composta dos sete países mais ricos do mundo, a saber: EUA, Japão, Alemanha, Suécia, Bélgica, Itália e Holanda.
E
os conflitos entre árabes e judeus continuam acirrados e os palestinos ainda não conseguiram ocupar terras em Israel.
Questão 15
A estrutura fundiária no Brasil está concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população, criando assim os conflitos por terra. Diante deste problema o mapa abaixo mostra a distribuição territorial mais conflitante em 2009 no território brasileiro.
Assinale a alternativa CORRETA. A região no Brasil com maior número de conflitos por terra:
Questão 16
"Quanto maior a distância [na distribuição da renda] entre os poucos ricos e os numerosos pobres, piores os problemas sociais: o conceito se aplica tanto aos países ricos quanto aos pobres (...) A Suécia ou a Finlândia, dois dos países mais ricos do mundo em renda per capita e PIB, apresentam uma distância pequena entre os cidadãos mais ricos e os mais pobres - e portanto lideram de forma consistente os índices mundiais de bem-estar mensurável."
Considerando o texto é correto afirmar que:
Questão 17
Considerando os últimos recentes eventos que marcaram a geopolítica mundial, identifique o organismo supra-nacional ou instituição que teve a sua reputação abalada após a invasão militar norte-americana no Iraque e no Afeganistão.
Questão 18
Há várias práticas de agricultura que visam à construção de modelos que associem o desenvolvimento social rural à conservação ambiental, embora possam ocasionar dificuldades na conciliação dos interesses econômicos.
Nesse contexto, a silvicultura é caracterizada pelo(a):
Questão 19
O crescimento do uso de um determinado tipo de fonte de energia, em detrimento de outro, decorre do modelo político-econômico de um país e das políticas de desenvolvimento econômico por ele adotadas. No Brasil, a partir da década de 50, passou-se a impulsionar um setor da economia e, com ele, uma fonte de energia teve seu uso ampliado consideravelmente.
O setor da economia e a fonte de energia mencionados são, respectivamente:
Questão 20
O processo de globalização da economia pode ser caracterizado pela transformação do capitalismo em economia mundial e pela consequente expansão das empresas multinacionais pelo mundo.
Embora não ocorra de maneira uniforme, esse processo tem desencadeado, no mundo todo, a(o)
Anterior Proxima Enviar