Questão 1
Leia o texto abaixo sobre a ocupação holandesa do Nordeste brasileiro:
"Bem triste era o aspecto das coisas em Pernambuco. Para onde quer que se volvesse o olhar, só se viam engenhos incendiados, e vastos canaviais cobertos de cinza, dos quais emergiam negros restolhos. Os bois necessários ao funcionamento das moendas eram levados ou mortos pelo fugaz inimigo. Muitas das caldeiras e utensílios que serviam para a fabricação do açúcar achavam-se espalhados pelos matos, e os pretos escravos haviam fugido em todas as direções."
Fonte: WÄTJEN, Hermann. O Domínio Colonial Holandês no Brasil. Recife: CEPE, 2004, p. 419.
A partir do texto e de conhecimentos históricos sobre o fracasso do domínio holandês no Brasil, analise as afirmativas abaixo:
I.
Os holandeses foram bem sucedidos em conseguir o apoio dos habitantes das cidades e vilas brasileiras, mas não conseguiram o apoio dos índios, o que provocou a derrota militar dos invasores.
II.
O objetivo da conquista holandesa foi o controle da produção de açúcar do Nordeste brasileiro, mas a guerrilha dos luso-brasileiros, inicialmente, criou impedimentos e desorganizou a produção açucareira, depois recuperada no período de Nassau.
III.
Os holandeses, mesmo com o constante apoio dos senhores de engenho, não conseguiram manter o controle sobre o mercado de escravos e sobre os próprios escravos, que fugiam constantemente para os quilombos.
IV.
A adesão dos senhores de engenho à Insurreição Pernambucana relaciona-se com a sua situação financeira, pois a produção açucareira estava em crise, o que impedia o pagamento das dívidas desses proprietários junto à Companhia das Índias Ocidentais.
V.
Os holandeses enfrentaram dificuldades de compreensão de sua língua e de rejeição à religião protestante, por parte dos habitantes dos territórios invadidos, o que impediu uma integração cultural com as populações locais.
São verdadeiras:
Questão 2
O Brasil sofreu, ao longo do século XVI, invasões de potências europeias, porém foi no século XVII que os holandeses se estabeleceram no nordeste brasileiro.
O principal motivo dessa ação foi:
Questão 3
A partir de 1750, com os Tratados de Limites, fixou-se a área territorial brasileira, com pequenas diferenças em relação à configuração atual. A expansão geográfica havia rompido os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas.
No período colonial, os fatores que mais contribuíram para a referida expansão foram:
Questão 4
A respeito da ocupação do território brasileiro até o século XVII, foram feitas as quatro observações seguintes:
I.
Iniciou-se pela nascente do rio Amazonas.
II.
Seguiu os cursos dos rios em direção ao interior.
III.
Foi decorrência da penetração do gado, da busca de metais preciosos e da exploração de drogas do sertão.
IV.
Significou a criação de vilas e cidades na região do Planalto Central.
Pode-se afirmar que estão corretas apenas:
Questão 5
Alexis de Tocqueville, um dos grandes teóricos da democracia na América, afirma em sua obra de 1835: "Quando comparo as repúblicas gregas e romanas com essas repúblicas da América, as bibliotecas manuscritas das primeiras e seu populacho grosseiro com os mil jornais que circulam nas segundas e com o povo esclarecido que as habita; quando em seguida penso em todos os esforços que ainda são feitos para julgar uns com a ajuda dos outros e prever, pelo que aconteceu há dois mil anos, o que acontecerá em nossos dias, sou tentado a queimar meus livros, a fim de aplicar apenas idéias novas a um estado social tão novo".
(TOCQUEVILLE, Alexis. de. "A Democracia na América". São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 355-356.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a formação da democracia nos Estados Unidos da América, é correto afirmar:
Questão 6
Sobre a colonização inglesa nas colônias da América do Norte, é correto afirmar que:
Questão 7
Durante o séc. XVII grupos puritanos ingleses perseguidos por suas ideias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias.
A colonização inglesa nessa região foi facilitada:
Questão 8
O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável.
O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)
*Expressão latina que significa "tenha a coragem de saber, de aprender".
In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.
No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
Questão 9
O liberalismo, como doutrina política atuante no cenário europeu, desde o final do século XVIII, apesar de servir principalmente aos interesses da classe burguesa, contagiou as parcelas populares da sociedade oprimidas pelos nobres e pelos reis absolutistas. A sociedade liberal burguesa, mesmo sendo essencialmente elitista, era mais livre do que a do Antigo Regime, por:
O texto e o esquema abaixo caracterizam a relação colônia-metrópole.
Questão 10
"A Metrópole, por isso que é mãe, deve prestar às colônias suas filhas todos os bons ofícios e socorros necessários para a defesa e segurança das suas vidas e dos seus bens (...).
Estes benefícios pedem iguais recompensas e, ainda, alguns justos sacrifícios; e, por isso é necessário que as colônias também, da sua parte, sofram: 1) que só possam comerciar diretamente com a Metrópole, excluída toda e qualquer outra nação, ainda que lhes faça um comércio mais vantajoso; (...) Desta sorte, os justos interesses e as relativas dependências mutuamente serão ligadas."
Azeredo Coutinho, J. J. da Cunha. "Ensaio sobre o Comércio de Portugal e suas Colônias, 1816")
Na Idade Moderna - séculos XV ao XVIII, a formulação da ideia de pacto colonial era decorrente das práticas econômicas ligadas ao:
Questão 11
Baseado na realidade territorial brasileira no início do século XVII, identifique a parte escura deste mapa:
Questão 12
O comentário de Frei Vicente Salvador sobre as dificuldades encontradas pelos portugueses em explorar terras brasileiras, no início da colonização é bastante conhecido: Contentavam-se em andar arranhando ao longo do mar como caranguejos, disse ele. É correto afirmar, porém, que ao longo do tempo a expansão e o povoamento do território brasileiro no período colonial foram efetivados através de movimentos diversos.
Analise as afirmativas abaixo:
I.
Na Amazônia, com o desenvolvimento de monoculturas que atraíram mão de obra de outras regiões brasileiras.
II.
No Nordeste, pela disseminação das fazendas criadoras de gado ao longo do rio São Francisco e interior de diversos estados, como o Ceara, o Piauí e o Maranhão.
III.
No Sudeste, e em outras regiões, pelo bandeirantismo incentivado pela Coroa portuguesa com o objetivo de buscar metais preciosos no interior do país.
IV.
No Sul pela pecuária onde o charque tornou-se grande fonte de renda.
V.
No centro-oeste, pela instalação de missões religiosas com a finalidade de fixar limites com os territórios vizinhos ocupados por espanhóis, franceses e ingleses.
São verdadeiras:
Questão 13
A extração do ouro no século XVIII, assim como a produção açucareira, em época anterior, assegurou para Portugal a posse e a ocupação da colônia portuguesa na América, além de estimular o povoamento, o tráfico negreiro e as atividades intermediarias, como a pecuária e o plantio de tabaco e do algodão.
Não obstante as semelhanças, a economia aurífera se diferenciou da açucareira essencialmente porque:
Questão 14
Durante a União Ibérica, Portugal foi envolvido em sérios conflitos com outras nações europeias. Tais fatos trouxeram como consequências para o Brasil Colônia:
Questão 15
Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte:
Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
A
as Antilhas Britânicas, com uma economia basicamente extrativista, ocupavam um papel secundário tanto para os interesses metropolitanos, quanto nos intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte.
B
o comércio intercolonial e intercontinental se desenvolveu nas Colônias Inglesas da América do Norte, apesar das tentativas, ineficazes, de aplicação das Leis de Navegação por parte da Metrópole.
C
os comerciantes metropolitanos compravam diversos produtos manufaturados da América Inglesa, onde a atividade fabril era intensa, em razão da abundância de matérias-primas e de mão de obra barata.
D
as Colônias Inglesas do norte e do centro desenvolveram um intenso comércio intercontinental com as Antilhas, a África e a Europa, em detrimento das Colônias Inglesas do sul, que estavam isoladas.
E
o comércio caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.
Questão 16
Durante o séc. XVII grupos puritanos ingleses perseguidos por suas ideias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias.
A colonização inglesa nessa região foi facilitada pela(o):
Questão 17
São características das Colônias de Povoamento implantadas no Continente Americano a partir do século XVII:
A
trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e Pacto Colonial.
B
pequenas plantações de subsistência, monocultura, ação colonizadora baseada nas propostas mercantilistas e mão de obra livre.
C
grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente de conflitos religiosos na Metrópole, monocultura e trabalho escravo.
D
trabalho escravo, produção voltada para a exportação, economia limitada pelo Exclusivo Colonial e latifúndio mono-cultor.
E
pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão de obra livre.
Questão 18
As ideias liberais refizeram reflexões e anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus pensadores mais famosos, Locke, defendia o(a)
Questão 19
O Iluminismo foi um movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, apesar da diversidade de leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem, a qual seria imanente em sua essência.
FALCON, F. J. C. Iluminismo, São Paulo: Ática, 1986. Adaptado.
Suas principais linhas de força foram:
A
a ideia de progresso, a antropologia, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
B
o direito coletivo, o direito à propriedade, o primado da razão, a ideia de progresso.
C
o sentimento humanitário, a futilidade da guerra, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
D
o pensamento crítico, o primado da razão, a antropologia e a pedagogia.
E
a ideia de socialismo, o pensamento crítico, o antropocen-trismo e o naturalismo.
Questão 20
Com o objetivo de aumentar o poder do Estado diante dos outros Estados, [o Mercantilismo] encorajava a exportação de mercadorias, ao mesmo tempo em que proibia exportações de ouro e prata e de moeda, na crença de que existia uma quantidade fixa de comércio e riqueza no Mundo.
ANDERSON, Perry. "Linhagens do Estado Absolutista", São Paulo Brasiliense, 1998. p. 35.
O trecho acima refere-se aos princípios básicos da doutrina mercantilista, que caracteriza a política econômica dos Estados modernos dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Com base nessa doutrina, marque a alternativa correta.
Anterior Proxima Enviar