Questão 1
Os filósofos pré-socráticos deram início ao pensamento não mais construído com o suporte do mito. No entanto, a filosofia somente se organiza de forma sistemática com o filósofo Sócrates(469-399 a.C).
Através do exercício da reflexão e da indagação, Sócrates identifica a filosofia com a seguinte prática:
Questão 2
Aristóteles , no livro Metafísica afirma que os seres humanos começam a despertar a capacidade filosófica pela admiração e espanto diante dos desafios impostos pela complexidade da vida. A prática filosófica representou na Grécia antiga a superação de um tipo de discurso que limita a compreensão mais abrangente e sistemática sobre a realidade
Essa forma de visão ultrapassada pela filosofia pode ser denominada de discurso:
Questão 3
Como característica central da filosofia, a reflexão pode ser compreendida como um movimento do pensamento voltado não para a exterioridade, mas para o interior do próprio pensamento.
Na percepção do filósofo brasileiro Dermeval Saviane a reflexão produzida pela filosofia é constituída a partir dos seguintes eixos:
Questão 4
Blaise Pascal (1623-1662) filósofo francês assim se expressa no livro Pensamentos:
"todos os homens procuram ser felizes; isto não tem exceção. É esse motivo de todas as ações de todos os homens, inclusive dos que vão se enforcar".
Contrariando a ideia de que a filosofia seja indiferente as questões da sensibilidade e dos sentimentos, Pascal afirma, no texto, o seguinte princípio filósofico:
Questão 5
O pensador grego Sócrates simboliza o início da filosofia enquanto conhecimento sistemático. O período socrático rompe com a filosofia naturalista dos pensadores que o antecederam, tais como Pitágoras, Heráclito,Tales e outros. Ele não deixou nenhum escrito; todo o seu pensamento nos chegou através de Platão .
Quando Sócrates afirma que "somente sei que nada sei" ele indica o seguinte método:
Questão 6
Toda reflexão filosófica preocupa-se em ser coerente, produzir uma totalidade estruturada . Nesse sentido, nada deve escapar a reflexão filosófica. Tal atitude envolve perceber os temas nos diversos campos possíveis do saber humano.Por exemplo: pensar a questão da liberdade exige indagar sobre os aspectos sociais, políticos e culturais ligados a liberdade.
Podemos afirmar então, que o terceiro eixo da reflexão filósofica é assim definido:
Questão 7
Encontramos na história da filosofia um domínio quase que exclusivo dos homens. O filósofo grego Aristóteles , por exemplo, colocava em dúvida a capacidade racional das mulheres. Em pleno século XXI as mulheres ainda lutam pela igualdade em vários campos da ação humana
A postura de Aristóteles reforça tal atitude:
Questão 8
Comte-Sponville , filósofo francês no seu livro "A felicidade, desesperadamente", define o sentido último do discurso e da prática filósofica, que podemos encontrar no seguinte trecho: "A filosofia é uma atividade que, por discursos e raciocínios, nos proporciona uma vida feliz".
Para esse pensador a filosofia pode ser assim compreendida:
Questão 9
A presidenta Dilma Roussef assinou uma lei que pune as empresas que pagam diferentes salários para homens e mulheres. Em recente pesquisa foi constatado que , em média, as mulheres, exercendo as mesmas funções dos homens, ganham 30% a menos. A causa desse processo pode ser explicada pela existência, ainda forte entre nós, do patriarcalismo .
Tal fenômeno representa o seguinte tipo de estrutura social:
Questão 10
A Revolução Industrial , em especial no século XIX, representou um grande laboratório para os cientistas sociais. Grandes massas populacionais migraram para as cidades, provocando uma série de problemas, tais como: maior incidência de crimes, miséria, diversos problemas sanitários, um acentuado aumento de suicídios, etc.
Essas mudanças provocadas pela Revolução Industrial contribuíram para o surgimento da seguinte perspectiva:
Questão 11
A sociologia organizou-se a partir de meados do século XIX tendo como "fundadores" os pensadores August Comte e Herbert Spencer . Spencer, acreditava ter descoberto leis cientificas que governavam o funcionamento da sociedade. Spencer concebia a sociedade como um organismo formado por partes interdependentes, da mesma forma que os organismos biológicos. Essas partes interdependentes incluiriam as famílias, os governos e a economia. Nessa estrutura os indivíduos lutam para sobreviver e o mais apto vence a luta.
Essa concepção pode ser assim definida:
Questão 12
As ideias sociológicas, bem como de toda forma do pensamento cientifico, tais como a física, a química, a biologia, são normalmente expressas sob forma de teorias . Encontramos no início da sociologia, diversas concepções teóricas, tais como o funcionalismo de Durkheim, a teoria do conflito, de Marx e Weber, o interacionismo , etc.
O que melhor define o sentido de uma teoria sociológica pode ser assim colocado: A teoria é...
Questão 13
O filme "A rede social ", indicado pelo Oscar de melhor filme em 2011, revela os bastidores do surgimento do Facebook , a mais frequentada rede social na Internet. Muitos sociólogos já estudam os impactos dessa forma de relacionamento.
Ao analisarmos as estruturas sociais, podemos afirmar que o Facebook encontra-se na seguinte estrutura social:
Questão 14
A "Anistia Internacional " organização não-governamental, surgida na Inglaterra na década de 1960 e que atua em diversos países ao redor do planeta, denunciando os abusos aos direitos humanos, tais como tortura, aprisionamento político e diversos crimes de consciência pode ser qualificada, quando estudamos os tipos de estrutura social, da seguinte forma:
Questão 15
Na visão do sociólogo norte-americano Wright Mills a imaginação sociológica foi constituída a partir de três processos revolucionários: A Revolução Científica, a Revolução Democrática e a Revolução Industrial. A grande contribuição para o surgimento da imaginação sociológica feita pela Revolução Científica situa-se na construção de um método de investigação científica , pois não podemos entender a prática sociológica sem esse componente.
O que melhor define a ideia de um método de investigação cientifíca é o(a):
Questão 16
August Comte foi o primeiro pensador a definir o termo sociologia, isto por volta de 1838. Comte também é conhecido como o fundador da corrente de pensamento denominada positivismo . Ele tentou estabelecer o estudo da sociedade sobre bases cientificas, dando maior importância aos fatos como eles se apresentam na realidade e não como deveriam ser. Apesar da pretensão cientifica, Comte é considerado um pensador conservador, as intensas mudanças sociais o assustavam.
O fator gerador de instabilidade social e que provocava assombros em Comte pode ser assim definido:
Questão 17
O processo de construção do conhecimento humano, pensado por grande parte dos filósofos, é constituído pelos seguintes elementos fundamentais:
Questão 18
A intuição é o conhecimento imediato que podemos ter das coisas. Ela diferencia-se do conhecimento discursivo elaborado através de mediações.
Na famosa intuição do filosofo René Descartes "Penso, logo existo", temos a seguinte modalidade de intuição
Questão 19
O mito é compreendido como um conhecimento fantástico, uma narrativa que se propõe a explicar o surgimento de tudo aquilo que existe na realidade.
Naquilo que se refere a ideia de temporalidade, o mito é assim compreendido:
Questão 20
Nietzsche , filósofo alemão, indica e denuncia em sua obra a decadência do pensamento ocidental, ou seja, segundo ele, o conhecimento produzido pela filosofia grega nega valores que expressam a nossa condição trágica.
As personagens míticas utilizadas por Nietzsche nessa crítica são:
Anterior Proxima Enviar