Questão 1
Leia o fragmento do poema com atenção.
"Não conheço o toque das teclas Sinto-me despido Hoje fui despedido"
Fonte: Revista Representando a Geografia
O fragmento do poema de Rives Lisael mostra a realidade do emprego na sociedade da informação.
Identifique entre as proposições a INCORRETA .
Questão 2
Analise a figura.
Tendo como base de análise a figura e os aspectos que definiram a Primeira Revolução Industrial, considere as afirmativas a seguir:
I.
Inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a vapor e o uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos processos produtivos.
II.
O Reino Unido foi o primeiro país a reunir condições básicas para o início da industrialização devido à intensa acumulação de capitais no decorrer do Capitalismo Comercial.
III.
Os mais destacados segmentos fabris desta fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração.
IV.
As transformações produtivas desta fase atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, França e Estados Unidos ainda no Século XVIII recrutando operários com salários atrativos promovendo, assim, um intenso êxodo rural.
Estão corretas, apenas:
Questão 3
Empresa Global e o fim do made in.
Apesar de ter sua sede empresarial em Portland, nos Estados Unidos, a Nike não produz tênis no país. [...] A Nike vende tênis no mundo todo, mas não tem uma só fábrica nem emprega um só operário. Ela comprava os calçados de indústrias instaladas principalmente no leste asiático. Essa é uma característica essencial de uma empresa global: a facilidade de identificar locais onde existam as condições mais atraentes para suas operações. [...] A tendência atual das empresas transnacionais é produzir seguindo um padrão comum nos diversos países. Essa prática tende a colocar um fim à identidade nacional dos produtos, o chamado made in.
Fonte: Folha de São Paulo (2/02/1997) apud COELHO, Marcos Amorim e TERRA, Lígia. Geografia, o espaço natural e socioeconômico. 5ª Ed. SP. Ed. Moderna, 2005.
Assinale com V ou com F as proposições conforme estejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação às ideias apresentadas pelo texto.
( )
Uma das características da globalização é a universalização das técnicas.
( )
A tendência do capitalismo é a desconcentração espacial da produção e do consumo, mas a concentração do comando.
( )
Com o advento do modelo flexível de produção desaparece a divisão internacional do trabalho.
( )
A terceirização na produção surge como uma alternativa de flexibilização das empresas que aumentam a extração da mais-valia desobrigando-se dos custos sociais com operários.
Assinale a sequência correta das proposições.
Questão 4
O mapa a seguir apresenta o mais antigo tecnopolo do mundo.
A respeito do surgimento das cidades tecnopolos, é INCORRETO afirmar que:
Questão 5
Observe os esquemas 1 e 2 abaixo.
Eles referem-se a:
Questão 6
O censo realizado em 2000 pelo IBGE revelou que 81,2% dos brasileiros vivem em área urbana. As cidades não são iguais em todas as partes do mundo. No Brasil, toda sede de município é considerada cidade, independente do tamanho da população e da densidade demográfica do local.
Sobre a urbanização brasileira podemos afirmar:
A
A população brasileira se concentra na região costeira, numa estreita faixa de terra que vai do Oceano Atlântico até cerca de 200 km em direção ao interior, onde se encontram as cidades mais populosas do país: Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Cuiabá e Belém.
B
O fenômeno do surgimento das megalópoles, aglomeração urbana resultante de uma conurbação de duas metrópoles globais de um mesmo país, se encontra restrito ao hemisfério Norte.
C
O Estatuto da Cidade, aprovado em 2001, estabelece diretrizes gerais da política urbana, no sentido de definir o significado da função social da cidade e da propriedade urbana.
D
A urbanização brasileira representa um dos aspectos da transição de uma economia agrário-exportadora para uma economia urbano industrial, fato que ocorreu no início do século XIX, quando a indústria se tornou o setor mais importante da economia nacional.
E
O processo de urbanização tem contribuído para o aumento da natalidade, uma vez que as pessoas passaram a se casar mais cedo, trazendo como consequência uma prole mais numerosa.
Questão 7
A questão refere-se à imagem abaixo.
TEIXEIRA et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000 .
Com o avanço do consumo como lógica de expansão capitalista, a demanda por energia tende a crescer em todo o mundo.
A partir da análise do gráfico, é correto inferir que a (o)
Questão 8
Em 2007, o decreto 6.040 instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil, com o objetivo de "promover o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições".
(BRASIL, Decreto 6.040, de 07 de fevereiro de 2007).
Sobre esse decreto, considere as seguintes afirmativas:
1. Os Povos e Comunidades Tradicionais são realocados pelo Estado em reservas, onde possam continuar com suas tradições. 2. A identidade desses grupos está relacionada à dimensão do território que ocupam, cujas reservas ficam sob a tutela do Estado. 3. A invisibilidade social que sofreram historicamente trouxe a essas populações sérios prejuízos à constituição de uma identidade comunitária. 4. São Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil grupos como caiçaras, quilombolas, ciganos, faxinalenses ou comunidades de terreiro. 5. Para ser considerado Povo ou Comunidade Tradicional, é fundamental que o próprio grupo se reconheça como tal.
São verdadeiras somente as afirmativas:
Questão 9
No início do século XX, o desenvolvimento industrial das cidades criou as condições necessárias para aquilo que Thomas Gounet denominou "civilização do automóvel". Nesse contexto, um nome se destacou, o de Henri Ford, cujas indústrias aglutinavam contingentes de trabalhadores maiores que o de pequenas cidades com menos de 10.000 habitantes. O nome de Ford ficou marcado pela forma de organização de trabalho que propôs para a indústria.
Com base nos conhecimentos sobre a organização do trabalho nos princípios propostos por Ford, assinale a alternativa correta.
Questão 10
O homem, não diferente das demais espécies, modifica seu meio. Dessa maneira, interfere nos ecossistemas, embora, na maior parte das vezes, com significativos impactos ambientais, em função, principalmente, do atual modelo de desenvolvimento adotado pela maioria dos países. O atual padrão de desenvolvimento caracteriza-se pela exploração excessiva e constante dos recursos naturais e pela geração maciça de resíduos, além da crescente exclusão social. De modo geral, os impactos ambientais estão relacionados com a necessidade energética do homem e sua consequente exploração ambiental.
PAPINI, S. Vigilância em saúde ambiental: Uma nova área da ecologia. SP: Atheneu, 2009.p. 95. (Adaptado).
Nesse contexto, afirma-se que
I.
os processos de despoluição do ambiente são utilizados para evitar a geração de resíduos primários, como a remediação.
II.
as técnicas poupadoras de recursos naturais assemelham-se ao uso da reciclagem da água em processos industriais.
III.
os métodos de controle reduzem níveis de emissões de efluentes e garantem a sustentabilidade de um determinado espaço.
IV.
as tecnologias mais limpas apresentam um menor coeficiente de emissões de poluentes por unidade de produto.
Estão corretas apenas as afirmativas
Questão 11
O futuro da economia russa segue dependendo da evolução econômica de partes do mundo mais desenvolvidas, o que obriga as autoridades russas a traçarem um plano que garanta uma diversificação da economia sem sobressaltos. A dependência das exportações de metais, petróleo e gás natural ainda representa um desafio para alcançar a diversificação pretendida pelo Estado russo.
KOLTASHOV, V. Una economía demasiado dependiente de las materias primas. Vanguardia Dossier. Rusia cambia. Barcelona, n. 45, out/dez. 2012. p.66. Adaptado.
Nesse contexto econômico, as exportações russas das matérias-primas mencionadas têm como comprador majoritário a
Questão 12
Analise a charge.
A análise da charge e os conhecimentos sobre a política latino-americana e suas relações com os Estados Unidos, na contemporaneidade, permitem afirmar que entre as reações de oposição ao cenário ilustrado, encontra-se o (a):
Questão 13
Considere um anúncio publicitário da maior empresa agroquímica do mundo, fornecedora de sementes transgênicas, e o uso que se fez da cartografia.
República Unida da Soja
(http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/cgc_c.htm)
Neste caso, o mapa da “República Unida da Soja”:
Questão 14
(...) Durante esses 25 anos nada foi feito para que a carência alimentar do nosso povo fosse atendida. A grande novidade do momento é... a volta à agricultura. Nunca deveríamos ter saído dela. O primado da agricultura, da mineração e da pecuária, em um país de tão vastas dimensões e de natureza tão diversificada, não prejudica em nada, e antes incentiva a organização de um grande parque industrial. Campo e cidade devem sempre estar intimamente ligados. O que faz a sua separação é a antítese de classes, como é a política de recurso contínuo aos capitais estrangeiros, para promover o progresso nacional. (...)
(Trecho do prefácio da 10ª edição do livro a Geografia da Fome, de Josué de Castro, escrito por Alceu Amoroso Lima, em 1980)
A crítica do intelectual brasileiro sobre a manutenção dos padrões de fome por escassez, no Brasil de 1980, pode ser observada, nos dias atuais, através da tendência do seguinte indicador produtivo:
Questão 15
Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2013.
A charge representa uma tensão geopolítica presente no mundo desde o período da Guerra Fria e que atinge significativamente a Bacia do Pacífico.
Tal tensão recrudesceu devido à:
Questão 16
Disponível em: . Acesso em: 26 julho de 2013. Adaptado.
Com a crise econômica aprofundada em 2008, uma classe de países da Zona do Euro passou a ser chamada de PIIGS. Nesses países:
Questão 17
Analise a charge.
Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2013. [Adaptado]
A charge coloca em evidência um conflito que está presente no espaço rural brasileiro. Esse conflito envolve duas lógicas: a preservação da floresta e a expansão do agronegócio.
No Brasil, o desenvolvimento do agronegócio:
Questão 18
Observe o mapa a seguir:
(UNAIDS (2002). Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2013.)
A regionalização do continente africano em Norte da África e África Subsaariana indica que essa divisão seguiu os critérios:
A
Políticos, já que os países situados ao Norte da África possuem regimes democráticos ao passo que os países situados ao sul do Saara têm monarquias, onde o poder segue rigorosamente o caráter hereditário.
B
Econômicos, porque se denomina Norte da África a região mais industrializada e desenvolvida economicamente e África Subsaariana a região menos desenvolvida, em que predominam atividades do setor primário e baixa industrialização.
C
Físico-naturais, pois se denomina Norte da África a região dos grandes desertos, formados pelos grandes empreendimentos turísticos como os safáris africanos, e África Subsaariana a região que apresenta grandes cadeias de montanhas, a exemplo da Cadeia do Atlas.
D
Étnicos e culturais, formando ideologicamente duas Áfricas: a “África Branca”, ao norte do Saara, onde habitam povos de origem caucasoide e árabe, e a “África Negra”, Subsaariana, onde habitam diferentes etnias negras, cujos indicadores sociais revelam ser esta a região menos desenvolvida do mundo.
E
De localização dos países, uma vez que a África Setentrional ou do Norte é formada por países ao norte do Deserto do Saara e a África Meridional ou África do Sul ou, ainda, África Subsaariana é formada pela maioria dos países do continente.
Questão 19
Observe o mapa a seguir.
(Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2013.)
Caxemira, indicada no mapa representa um território:
Questão 20
Leia o trecho da canção a seguir, que trata do conflito conhecido como Domingo Sangrento, ocorrido em janeiro de 1972, na Irlanda do Norte.
Quanto tempo, quanto tempo teremos de cantar esta canção? Quanto tempo, quanto tempo? Garrafas quebradas sob os pés das crianças Corpos espalhados em um beco sem saída. Mas eu não vou atender ao apelo da batalha Isso coloca minhas costas, coloca minhas costas contra a parede. Domingo, sangrento domingo Oh, vamos lá! E a batalha apenas começou Há muitos que perderam, mas me diga: quem ganhou? As trincheiras cavadas em nossos corações E mães, filhos, irmãos, irmãs dilacerados. Domingo, sangrento domingo
Banda U2. Sunday Bloody Sunday (Domingo, Sangrento Domingo). Disponível em (. Acesso em: 31 maio 2013.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o conflito na Irlanda do Norte, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas a seguir.
( )
O texto resulta de uma combinação de fatores étnicos, políticos, econômicos, religiosos e sociais que remontam à Idade Média.
( )
O texto retrata um dos episódios mais dramáticos referente aos conflitos religiosos e à segregação social entre católicos e protestantes da região.
( )
O IRA, sigla de um movimento pacifista na Irlanda do Norte em defesa dos direitos dos protestantes, atua para alcançar os acordos de paz na atualidade.
( )
Apesar de se referir ao conflito de 1972, o texto se mantém atual, já que a violência deflagrada entre católicos e protestantes assume, ainda hoje, patamares elevados.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
A
V, V, F, F.
B
F, V, F, V.
C
V, F, V, F.
D
F, F, V, V.
E
F, F, F, V.
Anterior Proxima Enviar