TEXTO 1.
A Educação em tempos de violência
Um dia, meus olhos inda hão de ver na luz do olhar do amanhecer sorrir o dia de graça. Poesias brindando essa manhã feliz O mal cortado na raiz Do jeito que o Mestre sonhava. O não chorar, (ai o não chorar) E o não sofrer se alastrando No céu da vida o amor vibrando A paz reinando em santa paz. Em cada palma de mão, Cada palmo de chão, Sementes de felicidade, O fim de toda a opressão, O cantar com emoção Raiou a liberdade Chegou, chegou ôô O áureo tempo de justiça Ao esplendor de preservar a natureza Respeito a todos os artistas A porta aberta ao irmão De qualquer chão, de qualquer raça, O povo todo em louvação Por este dia de graça.
Marcelo Rezende Guimarães
Questão 1
A primeira expressão do texto, "Um dia", tem um valor circunstancial de:
TEXTO 1.
A Educação em tempos de violência
Um dia, meus olhos inda hão de ver na luz do olhar do amanhecer sorrir o dia de graça. Poesias brindando essa manhã feliz O mal cortado na raiz Do jeito que o Mestre sonhava. O não chorar, (ai o não chorar) E o não sofrer se alastrando No céu da vida o amor vibrando A paz reinando em santa paz. Em cada palma de mão, Cada palmo de chão, Sementes de felicidade, O fim de toda a opressão, O cantar com emoção Raiou a liberdade Chegou, chegou ôô O áureo tempo de justiça Ao esplendor de preservar a natureza Respeito a todos os artistas A porta aberta ao irmão De qualquer chão, de qualquer raça, O povo todo em louvação Por este dia de graça.
Marcelo Rezende Guimarães
Questão 2
A locução "hão de ver" (linha 1) antecipa uma imagem de:
TEXTO 1.
A Educação em tempos de violência
Um dia, meus olhos inda hão de ver na luz do olhar do amanhecer sorrir o dia de graça. Poesias brindando essa manhã feliz O mal cortado na raiz Do jeito que o Mestre sonhava. O não chorar, (ai o não chorar) E o não sofrer se alastrando No céu da vida o amor vibrando A paz reinando em santa paz. Em cada palma de mão, Cada palmo de chão, Sementes de felicidade, O fim de toda a opressão, O cantar com emoção Raiou a liberdade Chegou, chegou ôô O áureo tempo de justiça Ao esplendor de preservar a natureza Respeito a todos os artistas A porta aberta ao irmão De qualquer chão, de qualquer raça, O povo todo em louvação Por este dia de graça.
Marcelo Rezende Guimarães
Questão 3
No verso 7, o uso do artigo antes de "não chorar" transforma a expressão em:
TEXTO 1.
A Educação em tempos de violência
Um dia, meus olhos inda hão de ver na luz do olhar do amanhecer sorrir o dia de graça. Poesias brindando essa manhã feliz O mal cortado na raiz Do jeito que o Mestre sonhava. O não chorar, (ai o não chorar) E o não sofrer se alastrando No céu da vida o amor vibrando A paz reinando em santa paz. Em cada palma de mão, Cada palmo de chão, Sementes de felicidade, O fim de toda a opressão, O cantar com emoção Raiou a liberdade Chegou, chegou ôô O áureo tempo de justiça Ao esplendor de preservar a natureza Respeito a todos os artistas A porta aberta ao irmão De qualquer chão, de qualquer raça, O povo todo em louvação Por este dia de graça.
Marcelo Rezende Guimarães
Questão 4
No verso "No céu da vida o amor vibrando" (linha 9), existe uma figura de linguagem chamada:
TEXTO 1.
A Educação em tempos de violência
Um dia, meus olhos inda hão de ver na luz do olhar do amanhecer sorrir o dia de graça. Poesias brindando essa manhã feliz O mal cortado na raiz Do jeito que o Mestre sonhava. O não chorar, (ai o não chorar) E o não sofrer se alastrando No céu da vida o amor vibrando A paz reinando em santa paz. Em cada palma de mão, Cada palmo de chão, Sementes de felicidade, O fim de toda a opressão, O cantar com emoção Raiou a liberdade Chegou, chegou ôô O áureo tempo de justiça Ao esplendor de preservar a natureza Respeito a todos os artistas A porta aberta ao irmão De qualquer chão, de qualquer raça, O povo todo em louvação Por este dia de graça.
Marcelo Rezende Guimarães
Questão 5
No trecho "Em cada palma de mão,/Cada palmo de chão", as palavras destacadas têm a mesma relação que a existente na opção:
TEXTO 1.
A Educação em tempos de violência
Um dia, meus olhos inda hão de ver na luz do olhar do amanhecer sorrir o dia de graça. Poesias brindando essa manhã feliz O mal cortado na raiz Do jeito que o Mestre sonhava. O não chorar, (ai o não chorar) E o não sofrer se alastrando No céu da vida o amor vibrando A paz reinando em santa paz. Em cada palma de mão, Cada palmo de chão, Sementes de felicidade, O fim de toda a opressão, O cantar com emoção Raiou a liberdade Chegou, chegou ôô O áureo tempo de justiça Ao esplendor de preservar a natureza Respeito a todos os artistas A porta aberta ao irmão De qualquer chão, de qualquer raça, O povo todo em louvação Por este dia de graça.
Marcelo Rezende Guimarães
Questão 6
O uso de "ôô", em "Chegou, chegou ôô" (linha 17), de certa forma, comprova que:
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 7
O texto é exemplo de:
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 8
"Meter o pé" é expressão:
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 9
A preposição "para" (linha 3) poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 10
Os vocábulos QUANDO e LEÃO apresentam, respectivamente:
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 11
Assinale a opção que, de acordo com a reforma ortográfica, completa convenientemente as lacunas:
"Os leitores __________ o humor só no final do texto, por isso o riso não _____________ tão facilmente."
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 12
Assinale a série cujos processos de formação são, respectivamente, regressão e derivação prefixal e sufixal.
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 13
Assinale o item em que há erro na grafia da(s) palavra(s) sublinhada(s)
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 14
O humor da historinha está no fato de o(s):
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 15
A conjunção "quando" (linha 1) introduz uma ideia de:
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 16
A preposição "por" (última linha) poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 17
Assinale a opção em que se errou a grafia da(s) palavra(s).
TEXTO 2
Certa vez, um padre caminhava pela floresta quando viu um leão faminto vindo atrás dele. Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore. Para sair dessa, ele decidiu pedir ajuda divina: – Senhor, faça esse leão ter princípios bíblicos - rezou. Imediatamente, o leão se ajoelhou e disse: – Deus, obrigado por essa refeição. Amém.
(anedota popular)
Questão 18
No trecho "Em pânico, o religioso meteu o pé e se escondeu atrás de uma árvore", está bem identificada a classe gramatical de:
TEXTO 3
Soneto da Fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Morais
Questão 19
O poeta acha que:
TEXTO 3
Soneto da Fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Morais
Questão 20
O soneto de Vinícius de Moraes se ligaria ao seguinte par de versos escritos abaixo:
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